Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->dERMATITE SEBORRÊICA - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:18 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: DERMATITE SEBORRÉICA
Data: 23/09/2004
Curso de Fisioterapia do unileste MG
Disciplina: Fundamentos de Pediatria
Professor orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Laura Maia Coimbra

DERMATITE SEBORRÉICA


É definida como erupção eritemo-escamativa, preferencialmente localizada no couro cabeludo, face e dobras flexurais. Seu diagnóstico é feito por dermatose eritematoescamatosa, com escamas aderentes, gordurosas, lamelares, que, ao serem removidas, deixam a área ligeiramente úmida e rosada. Tem predomínio nas áreas de maior concentração e atividade de glândulas seborréicas. A dermatite seborréica tem inicio nos primeiros meses de vida com descamação oleosa no couro cabeludo e eritema difuso, constituindo a crosta láctea. Nessa fase, predomina no vértex e nas margens frontais, podendo estender-se por todo o couro cabeludo e orelhas. Concomitante ou posteriormente, podem surgir lesões eritematosas com descamação fina e oleosa, bem definidas, adematosas, fissuras, principalmente nas grandes dobras, onde ocorre associação bacteriana e fúngica. Pode estender-se por todo o corpo, sendo freqüentes, em lactentes, placas eritematoeczematosas bem delimitadas nas bochechas. É uma doença constitucional de origem genética, associada a fatores desencadeantes, tais como: hormonais, infecciosos, nutricionais e alteração no metabolismo dos ácidos graxos essenciais.
Há uma forma especial de dermatite seborréica, conhecida como Doença de Leiner, na qual há disseminação das lesões cutâneas. É eventualmente mortal. É doença de 3D: desnutrição, diarréia e dermatite seborréica.
Conduta terapêutica:
Crosta Láctea_ antes do banho, amolecer as crostas com óleo morno. Durante o banho, remover as crostas com pente fino. Em seguida, lavar com sabonete suave ou xampu com ácido salicílico + enxofre. Nos casos rebeldes, acrescentar xampu de cetoconazol, seguido de loção capilar. Diariamente por 1 semana e a seguir, 1 vez por semana.
Intertrigo( dobras cutâneas)_ 1: limpeza com hipoclorito ou solução de Burow1/20 ou água D Alibour a 20%. 2: aplicar, no fundo da prega, creme de corticóide e cetoconazol ou associados ou associação corticóide + antibiótico + nistatina.
Nas lesões de superfície_ depende da intensidade do eritema e da descamação.1_inflamação: creme corticóide. 2_casos moderados subagudos: sabonetes e xampus de ácido salicílico + enxofre ou de coaltar. Associar cetoconazol. 3_casos crônicos: creme ou pomada com 3 a 5% de ácido salicílico ou pomada com corticóide + ácido salicílico, eventualmente associar cetoconazol creme.
Seborréia do adolecente_ 1: xampu anticaspa. 2: xampu de cetoconazol. 3: corticóide em solução capilar.

Referencia bibliográfica:
Pediatria: diagnostico e tratamento; Jayme Murahovschi; Ed: sarvier; 6 ed; pág.557
Atlas de dermatologia Pediátrica topográfico e morfológico; Gabriela Lowy, Fausto J. Forin Alonso, Silmara C. P. Cestari, Tânia Ferreira Cestari, Zilda Najjar P. Oliveira; Ed: médica científica ltda; 2000.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui