Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->PSORÍASE - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:08 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informe Técnico de Fundamentos de Pediatria – PSORÍASECurso de Fisioterapia do Unileste-MG – 5º PeríodoProfessor Orientador: Márcio Filgueiras de AmorimDiscente: Mylenne C.Soares de Almeida Hubner

A psoríase é uma doença eritemato-descamativa freqüente e crônica que possui fases de remissão e que pode comprometer as articulações.Ela possui várias manifestações clinicas como: prurido, que é comum na psoríase da região anogenital e do couro cabeludo; dor articular; fraqueza; calafrios e febre.

ETIOLOGIA
Sua causa é desconhecida, com predisposição genética e envolvimento de alguns tipos de HLA, resultando na proliferação mais rápida das células da epiderme e alteração da ceratinização.
O tipo mais comum de psoríase é a vulgar, que ocorre sob a forma de pápulas e placas descamativas, recidivantes e crônicas em áreas típicas do corpo. A forma gutata, que tem instalação rápida, pode se relacionar com infecção estreptocócica prévia.
EPIDEMIOLOGIA
O pico de incidência ocorre na idade de 22 anos, em crianças a média etária da doença é em torno de 8 anos. A psoríase tem incidência igual nos dois sexos e pode ser hereditária, ou seja, quando um dos pais tiver psoríase, 8% dos filhos desenvolverão a doença, e quando ambos os pais tiverem a psoríase, 41% dos filhos desenvolverão a doença.
QUADRO CLÍNICO
Pápulas e placas descamativas com características de escamas esbranquiçadas. Geralmente são simétricas, com localização nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região anogenital e região lombar. Na criança, há o acometimento da face na região perioral (boca) e região periocular (olhos).

EVOLUÇÃO
A doença ocorre por surtos ou pode ser contínua.Raramente tem remissão espontânea sem deixar seqüelas. O tratamento melhora as lesões, porém não influencia na evolução natural da doença.
TIPOS DE PSORIASE
Psoríase Vulgar – acomete os joelhos, cotovelo, região palmo-plantar e couro cabeludo.Psoríase GutataPsoríase UnguealPsoríase Pustulosa
TRATAMENTO
- Tópico: com corticóides e coaltar; antralina; emolientes com óleo de amêndoas; loções com acido salicílico; derivados do alcatrão.
- Sistêmico: Geralmente não é utilizado na infância. PUVA; etretinato e acitretina para formas mais graves; metotrexato que é o mais usado, mais barato e de boa resposta; ciclosporina.
- Recomenda-se muita exposição ao sol.
O tratamento vai variar de acordo com o tipo, a localização e extensão das lesões, por isso todos os pacientes devem ser examinados pelo menos uma vez por um dermatologista, para que seja confirmado o diagnóstico e para que se escolha o tratamento adequado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LOWY,Gabriela;ALONSO,FaustoJ.Forin;CESTARI,SilmaraC.P.;OLIVEIRA,Zilda Najjar P.Atlas deDermatologiaPediátrica.Ed..MEDSI, 2000.
FITZPATRICK,Thomas;JOHNSON,Richard Allen;WOLFF,Klaus;SUURMOND,Dick.Dermatologia.Atlas e Texto.McGrawHill,2002.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui