Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Prevenção de Espinha Bífida e Hidrocefalia / INFORMATIVO -- 04/09/2003 - 16:35 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adriana Marçal

INFORMATIVO SOBRE ESPINHA BÍFIDA E HIDROCEFALIA

CURSO DE FISIOTERAPIA unilesteMG


O que é Espinha Bífida?
Espinha bífida significa espinha cindida ou dividida. Esta divisão se dá nas primeiras semanas de gravidez, quando a medula , então em formação, não se fecha corretamente, o que faz com que os bebês apresentem os nervos expostos e vértebras danificadas. Crianças portadoras de espinha bífida poderão apresentar dificuldades de coordenação, aprendizado, controle muscular e mobilidade.

Como prevenir?
Pesquisas recentes indicam que a ingestão de ácido fólico (um componente da vitamina B) nas semanas que antecedem a

concepção e nas primeiras semanas da gestação reduz de modo significativo a incidência de espinha bífida.

O que é ácido fólico?
O ácido fólico, é uma vitamina solúvel em água essencial para o funcionamento do corpo humano. O ácido fólico é encontrado nas folhas verdes dos legumes, nas frutas, cereais, pães integrais, podendo também ser ingerido sob a forma de cápsulas (sob cuidados de um médico / geneticista).

Como tratar?
A gravidade das seqüelas físicas decorrentes da espinha bífida depende da localização da lesão na medula. Quanto mais alta, maior o número de nervos afetados. Também poderá ocorrer perda do controle da bexiga e intestinos. A função intestinal pode ser controlada através de uma dieta alimentar adequada, do uso de medicação específica e de treinamento. Já a incontinência urinária pode ser controlada por meio de auto-cateterização e uso de medicação, sendo necessário realizar exames regulares para evitar o comprometimento renal.
Crianças com espinha bífida poderão necessitar de tratamentos ortopédicos e fisioterapia por longos períodos para fortalecer os músculos e evitar o surgimento de problemas articulares.

O que é Hidrocefalia?
A hidrocefalia ocorre quando o líquido da medula não pode circular normalmente, o que acontece em cerca de 90% das crianças com espinha bífida, sendo acumulado no cérebro.
Como tratar?
O tratamento habitual é a introdução cirurgicamente de um shunt, um tubo fino com uma válvula de pressão no interior dos ventrículos cerebrais. Esta técnica, de modo geral, controla a hidrocefalia, direcionando o líquido para a cavidade abdominal ou para uma veia no pescoço, que leva ao coração, conforme o desenho a seguir.
Que complicações pode surgir com o Shunt?
A Subdrenagem, que ocorre quando o líquido não é removido com a rapidez necessária e os sintomas da hidrocefalia voltam a surgir, é um dos problemas mais freqüentes.
A Sobredrenagem ocorre quando o shunt permite que a quantidade de CSF drenada dos ventrículos seja superior à sua produção. Se isto acontecer abruptamente, habitualmente pouco tempo após a colocação do shunt, os ventrículos causam um desabamento, rasgando delicados vasos sangüíneos no exterior do cérebro, causando uma hemorragia.
A infecção é extremamente difícil de prevenir e deve-se, a maior parte das vezes, à passagem, durante a operação, de bactérias da pele para o CSF ou para o shunt.

Quais são as condições associadas à espinha bífida e/ou hidrocefalia ?
Necessitam de atenção especial a identificação e tratamento de condições secundárias. Devido a grande variedade de alterações neurológicas e incapacidade física, ás vezes, torna-se difícil identificar as condições secundárias. Deve-se ter um enfoque maior no desenvolvimento psicológico e social das crianças, jovens e adultos com espinha bífida e/ou hidrocefalia. Alguns exemplos de condições sociais secundárias associadas à espinha bífida são as alergias aos produtos que contém látex, tendinite, obesidade, transtornos da cutis, transtornos digestivos, dificuldades da aprendizagem, transtornos de movimentos, depressão e assuntos sociais e sexuais.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui