Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2012 - Sinducação -- 09/12/2012 - 21:56 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O meu você anda muito desaforento. Não, qualquer coisa que te contraria você acha que é desaforo. Puxa, pensou muito para criar essa resposta, hein hein... Tá vendo, foi só te contrariar... Diálogo surreal, mas acontecido e terminado a seguir, em função de outros assuntos de momento mais necessários. Desaforo é substantivo masculino, comportamento ou fala desrespeitosos, atrevimento, insolência, desaforamento. Significado primitivo como o ato violento que priva de foro a pessoa que o tinha. Não importa o formal, dizem que desaforo é desaforo e ninguém leva para casa, ficando na conta de cada um o real sentido da palavra. De cabeça quente, então, ele assume proporções maiores. Não vem ao caso dar-lhe valor maior que o suscitado, na conversa inicial foi só desviar o assunto.
Está me tratando mal, esse pouco-caso está incomodando. Pronto, já já vira desaforo... Pouco-caso é a falta de apreço, de consideração, desprezo, indiferença, desdém. No cotidiano um mistura com o outro e não se sabe mais em qual palavra classificar o evento. Acaba tudo bem, se o papo continuar, geralmente se esvai por si. Agora escreva. Se no ímpeto responder, sai de baixo, fica tudo nebuloso. Tenho visto um e-mailzinho qualquer virar uma pendenga e tome água para apagar o incêndio.
Nesses tempos de Facebook, às vezes, a coisa desanda. Li essa semana uma abordagem até simples sobre um assunto da cidade, gerou alguns comentários quase acalorados, porém uma resposta cabeluda me chamou a atenção. De alguém que se tomou, sentiu-se tão indignado que cometeu uma "sinducação", como diria minha mãe. Não foi nem desaforo, nem pouco-caso. Foi uma insanidade, acho que normalmente a pessoa não se exaltaria assim. É o que eu falei, não escreva sem pensar. O teor da resposta continha desde imbecil, acusação de produção inócua, ideologia, falta de intenções até resultados medíocres e gente se arrastando, ou seja, muita "sinducação" em apenas quatro linhas. Por essas e outras que a rede tende a acabar. A propósito, imbecil é aquele que denota inteligência curta ou possui pouco juízo; idiota, tolo. Não é o caso do autor da abordagem inicial. Esse sim merece respeito, pois ficou na educação e não passou recibo.
Venha conhecer a loja... Ouvi e respondi - Na volta. Quase passei por ela, mas, em tempo voltei e entrei. Oi, pois não. Que flor é esta? Amarílis, o pessoal chama de lírio também. E essa orquídea aqui... É brássia. Vou levar. Oi, leio as sua Cronicas, tem algumas chatinhas, mas tem umas que eu gosto muito, principalmente aquelas histórias de caminhões e estradas. Dei risada e agradeci, argumentando que a gente nem sempre acerta, porém outras pessoas poderiam gostar das chatinhas. A Solange concordou e me entregou as flores e com sorriso disse para eu voltar sempre. Dia seguinte comprei outra orquídea. Na Lia Flor voltarei e aproveito para sugerir ao dono da resposta insana, neste domingo, nove de doze de doze, passe lá e saia ao menos com um botão de rosa, uma orquídea...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui