Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62205 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4763)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Centopéias -- 27/02/2000 - 22:16 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu sempre achei que as centopéias só existissem mesmo em desenhos animados. No entanto ainda outro dia apareceu uma lá em casa. Tenho testemunhas. Foi a segunda vez que isto aconteceu. Da primeira eu vi, mas achei tão inverossímil aquela criatura ali deslizando sobre tantas pernas que preferi desconsiderar. A gente vê tanta coisa, pensa que existe mesmo e depois descobre que não era bem assim, que achei melhor deixar passar. Literalmente. Na segunda, com tantas testemunhas, desfez-se o engano e pude constatar que de fato existem. Fiquei aliviado. Um embuste a menos.

Pois então. Não há dúvida, centopéias existem. Ao contrário de certas obras públicas elas não ficam apenas no papel ou nas telas, elas existem de fato, com corpo e pernas. E que pernas, quantas pernas. Parada parece um pouco estranha, dá a impressão de que houve um certo exagero e que na realidade ela não precisaria de tantas pernas. Lembra aqueles casos de distribuição gratuita. Talvez tivesse sido gananciosa na distribuição de pernas e entrou muitas vezes na fila. Mas não, não foi nada disto. Andando é a perfeição, a leveza, o sincronismo. Uma maravilha.

Esta questão das pernas se é a grande característica da centopéia é também sua perdição. Quando puxei conversa, ela veio quase que agressiva dizendo que já não aguentava mais falar e mostrar suas pernas. Disse que as pessoas não vêem que ela é uma centopéia e não um amontoado de pernas. Ela tem coração, sensibilidade e inteligência. Não bastasse isto tudo, tem olhos castanhos muito expressivos. Ocorre que as pessoas só vêem as pernas, o que a deixa magoada, ferida em seu orgulho de centopéia completa.

Ela tem razão. Não será a beleza de suas pernas que a fará menos inteligente ou capaz. Ao contrário, sua capacidade em administrar tantas pernas, andando com tanta graça e equilíbrio, já é por si só um grande atributo intelectual. Mas como evitar a observação de tantas e tão belas pernas, andando em um sincronismo perfeito?

Tereza, este era seu nome, depois do desabafo inicial, acalmou-se e pudemos conversar um pouquinho. Como sempre acontece, nunca estamos satisfeitos com o que temos. Achamos que o que tem o vizinho é sempre melhor. Pois Tereza estava cheia de apreensões em função dos ensaios para o carnaval. Inscreveu-se no concurso para porta bandeira em sua escola de samba e tem receio de atrapalhar-se com tantas pernas. Acha que se tivesse apenas quatro ou cinco pares de pernas poderia ser mais ágil. Com apenas duas então, sucesso garantido. Vendo-a andar, com aquele leveza e sincronismo, não acredito que possa se atrapalhar. Ao contrário, deverá mostrar um bailado incomparável.

Mais calma, concordou comigo e ficou mais confiante. Ofereci um gole de cerveja para que ela relaxasse um pouco mais, mas recusou. Disse que quando bebe, demora quase uma semana para desenrolar as pernas.

Escrita em 25.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui