Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ESCRITOR NITOMACIEL A CHICO MIGUEL DE MOURA -- 22/04/2006 - 18:01 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NILTO MACIEL A CHICO MIGUEL

Brasília (DF), 30 de julho de 1996

Caro Amigo Chico Miguel,

Somente agora acabei de ler o seu livro E a Vida se Fez Crônica “. Que belo título! Um achado. Li-o todo, com o maior prazer e a maior atenção. Você é um excelente cronista, também. Porque já é conhecido como bom romancista, contista e poeta, além de crítico literário. Um escritor completo. Receba meus parabéns.
Destaquei algumas crônicas. “A fruta” é uma excelente história. Poderíamos chamá-la conto. “Beth, corpo inteiro” é um bom conto, embora não goste do título, que estaria aquém do texto, no meu entender. “Ficções da vida”, bem escrito, é um breve tratado filosófico. “Joyce” seria uma obra prima, não fosse o final (desnecessário) e o título, que bem poderia ser “Sim, é o céu, Joyce”. Mas gostei do livro como um todo. E quem sou eu para lhe dar opiniões. Desculpe se estou sendo petulante.
Fiz um resenha do livro para o nº 10 da revista.*
Mandei carta a você, solicitando um texto menor do que o enviado por você, e não obtive resposta. Veja que preciso dosar a participação de cada um, para que a revista saia com 100 páginas. É que o dinheiro arrecadado com as assinaturas dá apenas para pagar um revista com 100 páginas. Creio que explique bem isso na carta anterior. O mesmo falei para Raquel Naveira. Estou solicitando aos colaboradores que adquiram 5 ou mais assinaturas, que quer dizer colaborar com 50 ou mais reais. Muito abaixo do que vinha solicitando nos números anteriores. E uma página por 50 reais, digo, duas páginas por 50 reais é um valor excelente, bom para o colaborador. Todos os organizadores de livros e revistam cobram no mínimo 50 reais por página. Não sei se estão ganhando dinheiro com isso. Eu não ganho nada. Pelo contrário, sempre tiro parte de meu salário para completar as despesas de edição, correspondência, papel, xerox, envelope etc. Sem contar o meu trabalho, a gasolina gasta etc.
Aguardo carta sua, para tirar qualquer dúvida.
Abraços do admirador
NILTO MACIEL**
(e-mail atual: niltomacielmaciel@bol.com.br)
_________________________________
* Referência à revista “Literatura”, que Nilto Maciel vem editando em Brasília. Hoje, depois de aposentado, mora em Fortaleza, de onde sai a referida publicação.
** Nilto Maciel é um dos melhores romancistas e contista deste país. Ganhou vários prêmios. Algumas de suas obras: “Itinerário”, 1974; “Tempos de Mula Preta”, Rio de Janeiro, 2000; “A Guerra da Donzela”, Mercado Aberto, Porto Alegre, 1985; “A Rosa Gótica”, Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis, SC, 1996; “Babel”, 1997, Brasília – DF; “Vasto Abismo”, 1998, Brasília “Os Varões de Palma”, “A Ultima Noite de Helena”, todos publicados, entre muitos outros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui