Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Oradora da turma -- 14/01/2004 - 01:10 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lembro - depois de ter esquecido por tanto tempo - que fui oradora da turma na minha formatura de ginásio (sim, sou do tempo em que se dizia ginásio ).

Eu vestia uma saia rodada, cintura larga e uma blusa branca, com renda na golinha e duas tirinhas por baixo dela que terminavam em nozinho meio artístico. Lembro do palco e do público. E da minha tremedeira. Dos joelhos até o queixo, era um tremelique só. Lembro também de manter as três folhas de papel almaço (como este adjetivo veio saltando à minha memória assim? já não digo esta palavra há séculos)... mantive as folhas de papel bem firmes. Sabia até de cor ou quase de cor tudo o que tinha de dizer. Desculpem, sei que vocês estão ansiosíssimos para saber o teor do meu discurso como oradora de turma, mas não me lembro do que falei ... :-) Só sei que me recusei a usar chavões. Lembro da professora de português - Dona Elvira? - que me elogiou muito enquanto me preparava para falar em público pela primeira vez. Mas quando se encontrou com meus pais, não disse nenhuma palavra elogiosa a meu respeito. Fiquei chateada com ela. Mas já a perdoei. Mesmo porque, acho que ela já faleceu, até prematuramente.

Também lembro de um professor que nos chamou de rubis , porque usávamos uma toga vermelha. Não sei seu nome. Do contrário, faria uma homenagem a um homem tão inspirado assim.

Estou aqui navegando no barco da saudade. Lembrando tudo isto porque meu sobrinho acaba de me convidar para a cerimônia de formatura dele, do Segundo Grau. E ele vai ser o orador da turma.

Deve ser genético. Com a diferença que o garoto já atuou em pecinhas teatrais, não tem o menor problema em falar em público e desconhece as palavras tremedeira e tremelique .

Mas que saudade que tenho da tremedeira... nenhuma das que vieram depois tiveram o mesmo gosto daquela... menos uma. Mas isto eu conto depois.































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui