Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62194 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50600)

Humor (20028)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Procura-se Luana -- 27/02/2000 - 09:13 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há alguns dias, colocaram no caminho de casa várias faixas com os dizeres:

Procura-se Luana - Cachorra Pastor Alemão...

Considerando que o tempo não estava bom e que não há muito o que fazer, fico imaginando o que terá acontecido com nossa amiga Luana.

Talvez seja filhote ainda e tenha saído andando, andando, andando e, quando viu, já não sabia voltar. É de se imaginar a cara de cachorro que caiu da mudança que deveria estar fazendo quando se deu conta da situação. Neste caso, qualquer passante que a tenha visto não hesitaria em dar-lhe abrigo. Se motorizado, é apanhar e livrar-se das lambidas e dentes finos. Se a pé, é colocar na sacola e ficar ouvindo o chorinho miúdo. Neste caso, é mais ou menos como devolver o dinheiro achado em uma carteira. Há que devolver, mas convenhamos, dói.

Se no entanto, Luana já for uma cachorra crescida, a história pode ser um pouco diferente. Estas cachorras são mesmo umas cachorras. Eu conheço bem. Quem se deu ao trabalho de fazer e espalhar faixas ao longo da avenida pedindo ajuda para achar a tal Luana, má pessoa não há de ser. Deve ser honesta e escrupulosa pois não acrescentou que há cinco crianças pequenas com saudades, citando os nomes e uma mensagem de cada uma delas. Sendo assim, como póde a Luana deixar casa, comida, roupa lavada e sabe-se lá que mordomias mais, para sair pela vida. Coisa de cachorra mesmo.

Ou estou sendo injusto e Luana foi raptada? Se foi isto, ela que morda os ladrões até obter sua liberdade. Greve de fome e cara de coitada também ajudam. Estes diabos - não é a toa que chamam o diabo de cão - quando resolvem fazer cara de coitados comovem até banqueiro. Não, desculpem, acho que banqueiro não. Mas dos mortais mais comuns não há quem não caia na chantagem de uma cachorra de qualquer raça ou idade. Talvez não fosse propriamente um ladrão quem levou Luana, mas alguém comovido com seu jeito chantagista de cachorro sem dono. Neste caso, certamente devolverá.

O que é certo é que alguém a recolheu, do contrário já teria voltado. Cachorras são volúveis, gostam da rua, são por assim dizer, cachorras, mas não são burras. Apreciam muito lençóis limpos e comida farta, sem falar em alguns pedaços de chocolate, ou uma costela de porco. Luana só não voltou porque não póde.

De qualquer forma, espero que achem a tal Luana.


Escrito em 10.02.2000


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui