Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1982 - Outra semana -- 17/06/2012 - 10:58 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Crónica anterior terminei com mais uma semana, tomara que seja normal. Até que foi, porém nem deu para sentir, voou... Foi um flash só e a Teoria de Schumann poderia até ser comprovada. Lembrete - A Teoria diz que devido à aceleração geral a jornada de vinte e quatro horas é somente de dezesseis horas e a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória. Ela diz mais e foi desenvolvida há sessenta anos, com esse transtorno a partir dos anos oitenta. E o Schumann nem vivo está para estudar mais. Desse jeito a semana de sete dias fica com menos de cinco.
Esta que estou terminando deve ter ficado com dois ou três dias e só. Nem vi as quatro idas e voltas à Piracicaba. Lembrar o quer comi, nem pensar. Será que dormi, não sei, nem da gripe, os remédios acabaram. Vaga lembrança tenho da reunião da terça, porque conferi tudo hoje e falei com o pessoal, pensando na semana que vem, quando temos que enfiar quinze dias em sete. Já tem dois dias que parei aqui, fui interrompido e só consegui retomar agora. Perdi até o fio da meada. Eu queria falar da pressa de todo mundo, a ansiedade coletiva quando um determinado prazo vai chegando, as coisas se acumulam de última e por último, quando deveriam ser de primeira. É o que vai acontecer semana que entra. Fechando a idéia, outra semana passou mesmo, a gripe também.
Quando fiz umas viagens de carreta com meu pai, anos atrás, nosso rali demorava uma semana mesmo. O tempo ainda não deveria estar contaminado pelo transtorno. Geralmente saíamos de São Miguel, carga de cimento em Sorocaba para Campo Grande e depois soja, de volta para Ponta Grossa ou Mairinque. Estrada dia inteirinho e noite também, fila às vezes, muito bate-papo, quanta história e convivência. A semana não tinha fim. No entanto, quando a gente estava voltando para casa, geralmente eu estava dirigindo, dava um "nervo" em mim e começava a acelerar, aparecendo as barbeiragens. Meu pai, na calma e com o tempo certo na mente dizia - Fião vá devagar como sempre. Essa pressa sua eu chamo de ansiedade da chegada. Pronto, eu já voltava ao normal e nosso rali era completado na boa.
Nas minhas viagens não deixo isso acontecer e fico firme no ritmo, porém nas atividades do trabalho sofro influência dessa ansiedade, que se torna coletiva, como já disse. Não posso perder a noção da semana durar uma semana, cabendo sete dias nela é suficiente e deixando Schumann de lado melhor ainda. A semana de Miami passou rápido, só que agora eu posso lembrar ela toda semana e vendo as fotos estou concluindo que ela teve mais de sete dias, tantas as coisas feitas, as comidas comidas, as coisas vistas e sentidas e todas as conversas conversadas. As semanas passam mesmo, a velocidade delas está no grau da nossa ansiedade e vejam só. Há pouco pensei comigo - Caramba, não vejo a hora de chegar a próxima sexta, quando o furacão de início da obra Volks passar, pois é e daí, ela deverá durar umas vinte semanas ou mais. Menos ansiedade, por favor.
É o que a seleção brasileira precisava em oitenta e dois, para ser a campeã mundial. Time bom demais e ansiedade também. No meio disso tudo, o meu Guilherme nasceu, depois ele viu a seleção ser campeã por duas vezes. Campeão ele é também e hoje, dezessete de seis de doze, vamos almoçar e comemorar suas mil e quinhentas e sessenta semanas, não vejo a hora...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui