Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2003 - Salagosto -- 05/05/2012 - 15:31 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quinta de manhã ouvi na tevê uma receita de nhoque com fruta-pão e salagosto. Fiquei pensando naquele estrangeiro, que entende um pouco de português, indo procurar no supermercado um pacote de salagosto. É um dos equívocos de quem fala em público, pois quem define a comunicação é quem ouve. Claro que eu, um cozinheiro de mancheia e de esquentar água uma maravilha, entendi o salagosto.
Cada vez mais aceito porque os professores de cursos de oratória te enchem de trava-línguas, é para que as pessoas te entendam, mesmo que você não entenda. Paca tatu cutia não, sempre causa a mesma resposta errada. Digam aí - Paca tatu cutia não. Numa das aulas tive que decorar o que dizem ser a maior palavra - Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, fora oftalmotorrinolaringologista. Fiquei craque em pneumo o que. Gostoso era patacá potocó fúsuxu vazajá badagá bidigí e variações. Repitam e coloquem um lápis entre os dentes - pátaca patáca patacá...
Das dicas, interessante era esta - "Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática". Outra - "Se der o branco, não se desespere". Já fiquei, durante falas, em branco e procurando o simpaticão, não achei um. Aprendi que "menas" é menos e "perca" sempre é uma perda na sua fala. E "de menor" nunca, nem "de grátis" e o "com certeza" já era. Meia hora depois é sempre meia. Meio-dia e meio não sei que horas são.
Às vezes uma letra causa um mal estar, pelo mau uso, se eu tivesse invertido eu estaria em maus ou mals lençóis? Ai ai... Um alimento comestível é sempre melhor que comível, sendo gostoso comemos de qualquer jeito. Se "a gente vamos" é melhor não ir, ou nós vamos ou a gente vai, gosto mais quando todos nós vamos. No quesito ponto e vírgula, tenho duas boas - "Maria só toma banho quando sua mãe diz ela traga-me a toalha!" e "Enquanto o padre pastava a vaca orava". Para dar sentido, só pontuar e cuidado com o duplo. Ah, mais uma - "Perdão impossível mandá-lo para a Sibéria". Engraçado é o uso do já já, ele parece ser mais rápido que o já, não é não. Já é agora e o já já não sei quando, talvez nunca.
Zilá zangada zelou a zona dos zangões, que zombavam, zumbido zoavam e zoavas e gêneros gelados na geleira geram geleias gelécas. Como pouco coco como, pouco coco compro; como pouco coco compro, pouco coco como. Repitam comigo e depois emendem com - Maria-mole é molenga, se não é molenga, não é Maria-mole. É coisa malemolente, nem mala, nem Maria, nem Mole e Pardal pardo, por que palras? Palro e palrarei, porque sou o pardal pardo, palrador de El-rei.
Boas de treinamento são - O desinquivincador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincadas... Paga o pato, dorme o gato, foge o rato, paga o gato, dorme o rato, foge o pato, paga o rato, foge o pato, paga o rato, dorme o pato, foge o gato... Feijão, melão, pinhão, mamão, Meijão, malão, feinhão, pimão. Pijão, feilão, manhão, memão. Majão, pilão, menhão, feimão. Para melhorar não se esqueçam do lápis.
Compensando o salagosto, qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? É claro que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce. Quanto de sal cabe numa porção de salagosto e em que parte do supermercado ele é vendido... Deve ser na seção do fogo brando e do banho-maria ou na prateleira dos Al Dentes.
E para mim mesmo, neste cinco de cinco de doze, aos meus cinquenta e oito, já sei o trava-língua - quero que o clero preclaro aclare o caso de Clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama com o clangor dos clarins dos ciclistas do clube eclético eclodiu no claustro claustrofóbico. Parabéns a gosto...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui