Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Menores Frascos - Pequenos Detalhes -- 24/04/2012 - 23:52 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não são somente nas fábulas que podemos encontrar a "moral da estória". Na verdade, em toda literatura, em qualquer texto, um leitor observador, pode encontrar ou interpretar, cada um a sua maneira, essa "moral", esse ensinamento, essa mensagem implícita. Até mesmo em frases.

Tomemos como exemplo uma frase repetida N vezes e que com certeza todos vocês já a falaram pelo menos uma vez na vida: "Nos menores frascos encontramos os melhores perfumes e os piores venenos". Essa frase significativa pode assumir diversas interpretações, mas uma das mais importantes ao meu ver, implicitamente colocada, nos ensina que na vida, são os pequenos detalhes que realmente são importantes.

Muitas vezes tomamos por certo que as pessoas que amamos, que consideramos, que temos como amigos próximos não necessitam de que usemos nosso tempo para as pequenas coisas, coisas que para essas pessoas, podem representar muito. As vezes, ao esquecer de chamar uma pessoa para um evento nosso, ao esquecer de dar um bom dia quando os encontramos, ao esquecer de dizer um "oi" ou "você está bem?", para nós, são pequenos frascos, mas para as pessoas que nos cercam, podem significar o maior aquário do mundo.

Cientificamente, o maior problema de relacionamento entre casais nos dias atuais é com relação à mudança de comportamento de ambos, com o passar do tempo. O romantismo acaba, quando os pequenos detalhes são deixados de lado. O chegar em casa e dizer à esposa(o) o quanto sentiu sua falta naquele dia, deixar de perguntar "como foi o seu dia", não mais levar flores ou sair esporadicamente para ir ao cinema, jantar ou passear na praça... esses pequenos detalhes (maiores do que asistir ao jogo ou a novela) são o que mantém a chama do companheirismo acesa na vida conjugal, com o passar dos anos.

Na política é a mesma coisa, geralmente são os pequenos detalhes esquecidos que nos fazem perder grandes aliados. De nada vale o poder absoluto, pois todo poder (assim como a vida) é transitório. O bom político é aquele que não tem apenas aliados, mas sim amigos... e para manter os amigos, não é tão difícil quanto parece. As vezes um telefonema, um ombro amigo e um ouvido atento, um convite para algo que talvez nem tenha tanta importància para você, possa representar muito para o ego, para a essência daquele(a) que não recebeu isso de você.

Realmente, são nos menores frascos que encontramos os melhores perfumes e os piores venenos, assim como são nos pequenos detalhes que reconhecemos quem realmente se importa conosco e valoriza a nossa amizade.

Eu sou assim... talvez pela inflência das culturas dos países por onde estive, talvez por ter crescido no ambiente literário e poético, são através dos pequenos detalhes que minha amizade é conquistada - sim, pois as amizades verdadeiras e duradouras têm que ser conquistadas. E como diz no épico livro "O Pequeno Príncipe" (aliás, uma lição sobre os pequenos detalhes), tu te tornas responsável por quem cativas!

©Marc Fortuna, 24/04/2012

<< * Marc Fortuna é escritor, poeta e jornalista (MTb 64.873/SP), membro da BAA - British Astronomical Society (Reino Unido), da OPB - Ordem dos Parlamentares do Brasil (Brasil) e da International Library of Poetry (EUA) >>
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui