Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DO IMPÉRIO VI -- 16/01/2006 - 11:30 (José J Serpa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O HOMEM QUE SUBORNOU WASHINGTOM


A revista TIME chama-lhe O Homem que Comprou Washington, o Senhor Corvelo, o meu vizinho do Corvo, chama-lhe o Vigarista-Mor de Washington. Há quem lhe chame Pioneiro.

Jack Abramoff foi tudo isso e muito mais ainda. Não se sabe ainda quantos votos ele comprou no Congresso. Talvez nunca se saiba ao certo. Diz-se que o Ministério da Justiça se prepara para investigar 20 membros do Congresso que teriam vendido o seu voto a Abramoff. O Wall Street Journal sugere que 60 congressistas estão implicados nesta onda de corrupção, e há quem fale em 300.

Que houve compra de votos não há dúvida e a primeira cabeça já rolou. O chefe de fila da maioria republicana na Câmara dos Representantes já se demitiu, ou foi demitido das suas poderosas funções.

Quem quisesse que os congressistas votassem de certa maneira, para passar uma lei conveniente ou bloquear a passagem de outra que não conviesse, era só encher os bolsos de Jack Abramoff e aquilo eram favas contadas, ele encarregava-se de tudo.

Foi o que fez certa indústria têxtil das Ilhas Marianas que assim bloqueou a passagem duma lei que teria aumentado o salário mínimo dos seus trabalhadores, e foi o que fizeram certos casinos que não queriam pagar impostos sobre os seus chorudos lucros.

--É preciso não ter ponto de vergonha -- dizia-me o Senhor Corvelo -- grande vigarista!

E era. Jack Abramoff além de ser um mestre de corrupção política, subornando e manipulando votos, era um artista consumado nas artimanhas do conto do vigário. Aos donos de certos casinos índios esmifrou ele milhões de dólares, oferecendo-lhes os seus serviços de lobista para os proteger de perigos que ele mesmo criara.

Mas agora Abramoff foi apanhado nas malhas da justiça e terá de responder pelos seus crimes... pelo menos por alguns deles. A pena que se prevê vai de 12 a 20 anos. Quanto mais e melhor ele colaborar com a justiça menor será a penalidade. E depois, Jack Abramoff há-de ter quem o ajude agora, uma vez que ele ajudou a eleger tanta gente.

Jack Abramoff é republicano e sempre ajudou nas campanhas eleitorais do Partido Republicano. Na última eleição do presidente Bush, foi ele promovido à categoria de Pioneiro, o que quer dizer que ele terá angariado pelo menos cem mil dólares para a campanha eleitoral do Presidente, além de seis mil de contribuição pessoal. Dois mil teriam sido dele, dois mil da mulher e outros dois mil de um cliente. O Presidente Bush diz que vai dar esses 6.000 dólares à American Heart Association. Mas já se levantam vozes a pedir a devolução dos cem mil que foram angariados de outras fontes por Abramoff, e não só dos seis mil dados pessoalmente.

Comprador de votos, subornador de políticos, vigarista, pioneiro de campanha eleitoral e, sobretudo, entidade multifacetada e sintomática das mazelas que vão esboroando, por dentro, este Império Presente.

--Isto vai de mal a pior -- diz o Senhor Corvelo -- daqui a nada estoira.

Não será daqui a nada, que os impérios esboroam-se devagar. Mas as prisões arbitrárias, a tortura, as guerras injustas, o bombardear assassino de inocentes mulheres e crianças, o devassar ilegal da intimidade dos cidadãos, a corrupção política, a dívida pública de proporções astronómicas... O Senhor Corvelo tem razão. Isto vai de mal a pior.

O povo americano merece melhor sorte, políticos mais capazes, mais honestos... E o mundo merece melhor império, mais justo, menos violento. O escândalo Abramoff é apenas a pontinha da meada. Esperemos que ela desenrole toda, e quanto mais depressa melhor.










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui