Usina de Letras
Usina de Letras
282 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->O Máximo que se pode fazer com o Mínimo -- 19/01/2002 - 22:50 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MÁXIMO QUE SE PODE FAZER COM O MÍNIMO

Não sei porque tanto barulho para encontrar, todo ano, o novo valor do salário mínimo. Parece até que o presidente e os parlamentares envolvidos não conhecem o texto da Constituição que, no Capítulo II, “Dos Direitos Sociais”, estabelece que o salário mínimo será fixado em lei, com valor capaz de atender às necessidades vitais básicas dos trabalhadores e às de sua família, com MORADIA, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER, VESTUÁRIO, HIGIENE, TRANSPORTE e PREVIDÊNCIA SOCIAL, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
Basta, portanto, pegar o valor do menor aluguel praticado no país, geralmente cobrado por um barraco de papelão e zinco, em qualquer favela brasileira, somar com o valor da menor cesta básica, mais o custo do uniforme escolar do (s) filho (s), e respectivo material – caderno, lápis e borracha, pelo menos - mais um vidro de vitamina C e de Complexo B12, a título de remédios preventivos, somar tudo isso ao custo de um pião de madeira, com cadarço (ou fieira) , e uma bola de borracha, para o lazer das crianças - ou uma boneca, no caso das meninas – e adicionar esses valores ao custo estimado de alguns calções e algumas camisetas, - preferencialmente compradas na feira-livre – e incluir o valor que é gasto com papel higiênico, sabão, pasta dental e respectivas escovas. Somar tudo às despesas com transportes, caso o trabalhador esteja desempregado. Caso contrário, o Vale-Transporte cobrirá as despesas com este item. Finalmente, garantir uma previdência social que saiba administrar o valor das contribuições a ela pagas, mensalmente, por todos os trabalhadores, durante mais de trinta anos,de modo a que, próximo a aposentadoria, ou na oportunidade de novo reajuste do mínimo, não tenhamos a ingrata surpresa de verificar que, à cada ano, repete-se e aumenta o déficit da Previdência Social. E ninguém toma qualquer providência ,por mais simples que seja, como, por exemplo, aprimorar a fiscalização e cobrar, com eficiência e eficácia, dos empresários devedores, o volume de recursos, que não são poucos, confinados pela crescente inadimplência, reduzindo as cotas de participação no custeio social. Ou seja, o máximo que se pode fazer com o mínimo, é garantir o mínimo que a Constituição determina. E com certeza, o valor será muito superior aos R$ 200 reais anunciados com tanta pompa pelo governo, como o máximo que pode conseguir.

Domingos Oliveira Medeiros
16 de janeiro de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui