Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA AO PAPAI NOEL -- 25/12/2005 - 22:03 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Carta ao Papai Noel


Filemon F. Martins


Caríssimo e bom Papai Noel, observando a realidade do mundo, vi que os homens andavam preocupados com as coisas materiais da vida moderna. O Natal que deveria comemorar o nascimento de Jesus, dando-nos a lição de humildade, fé e renascimento, transformou-se em festas. É o Natal comercial. Esqueceram das lições e do significado do aniversariante e por isso resolvi lhe escrever solicitando uma entrevista e quem sabe o senhor, com tamanha sabedoria, possa nos iluminar.
Gostaria de saber, Papai Noel, por que o mundo vive num corre-corre, num briga-briga, com guerras, violência, falsidade e corrupção em todos os lugares? Por que a concorrência no mercado de trabalho é quase sempre desleal e acaba imperando a “lei do vale tudo?” Por que alguns servidores não cumprem com seus deveres ao prestar serviços à população? Por que alguns políticos não são honestos? Por que alguns empresários, especialmente no Brasil, quanto mais têm, mais querem lucrar? Por que tanta desigualdade?
Eis a resposta de Papai Noel, quase irritado comigo: “Se você amasse um pouco mais, se orasse um pouco mais, se ouvisse mais os apelos do coração, se praticasse a exortação de Cristo,“amai-vos debaixo da paz e da união,” se ouvisse a mensagem do grande Paulo, quando afirmou: “que o amor não falha, tudo sofre e espera, tudo supera, o amor é benigno e jamais se desespera,” então o mundo não seria tão maldoso, enganador, egoísta, invejoso e ciumento.
Ao contrário, o mundo seria repleto de amor, compreensão e solidariedade, porque o amor tudo perdoa, tudo suporta, o amor é singular, é a bondade de Jesus refletida em nossas vidas. O amor é paz, alegria e esperança, não importa a raça, cor ou classe social e todos, sem distinção, cumpririam suas obrigações melhorando as relações entre os homens e Deus.
Os homens, porém, se esqueceram das palavras de Jesus. E vão seguindo em direção oposta ao ensinamento de Cristo quando disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde ladrões minam e roubam. Porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração. Mirai os pássaros do céu, que não semeiam nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Contemplai os lírios do campo, como eles crescem e florescem e nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, se vestiu como qualquer deles”.
Ainda sem entender direito e meio atordoado me pus a refletir sobre tudo que acabara de ouvir. Viajei através do tempo e me lembrei de cada momento, palavra, gesto, ação, cada decisão e cada caminho que trilhei e concluí que o Papai Noel tem razão. É bom lembrar, Papai Noel, que eu e o povo brasileiro já não acreditamos mais em promessas. Foram tantas que até perdi a conta. Mas, eu me proponho a partir de hoje e em todos os dias espalhar o amor, a luz, a esperança, a alegria, a paz e a solidariedade por onde quer que eu vá. E desejo que todos, de uma forma ou de outra, possam encontrar no recôndito de suas almas a chama do amor, da paz e da luz para iluminar um pouco mais o Planeta Terra, onde vivemos, pondo em prática os ensinamentos e o verdadeiro sentido do Natal, “paz na terra e boa vontade para com os homens”.


www.filemonmartins.com.br
filemon.martins@uol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui