Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Geladeiras, melancias e casamentos -- 23/02/2000 - 20:13 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Embora possa não parecer, as geladeiras, as melancias e os casamentos, estão intimamente ligados. As melancias, naturalmente, devem ser guardadas nas geladeiras, dado que ninguém há de gostar de melancia quente. Ocorre contudo, que as melancias ocupam muito espaço nas geladeiras, sobretudo nas de casais jovens que ainda não passaram pela fase de "expansão refrigerada". Estes casais possuem geladeiras menores, mais adequadas aos orçamentos e moradias de quem está começando a vida. Refiro-me à classe média, o que resta dela, bem entendido. Pobre não compra geladeira e rico não come melancia.

Neste ponto, o casamento se envolve com as melancias e geladeiras. Ocorre que, executiva ou operária, doutora ou iletrada, toda mulher se acha dona das geladeiras das casas. A elas cabe o divino direito de definir em caráter irrevogável o que pode e o que não pode ser colocado na geladeira. Em geral, melancia não pode.

Se o marido no supermercado manifesta a intenção, ou a simples e remota possibilidade de comprar uma melancia, metade que seja, ela disfarça e muda de assunto na primeira vez. Na segunda diz "tudo bem" , mas não aquelas que estão muito verdes ainda. Na terceira, diz que sim, que adora melancia, mas aquelas já estão muito vermelhas, já devem estar passadas. Na quarta ela revela-se parcialmente. Continua dizendo que sim, mas naquele dia infelizmente não vai dar e, usa a desculpa pela primeira vez. Diz que a geladeira está cheia pois ela fez aquele doce que você adora.

Lá pela décima quinta tentativa, você começará a desconfiar que na verdade sua mulher jamais concordará com a compra de uma melancia, ainda que seja das pequenas. As desculpas serão as mais diversas embora seja sempre alguma variação sobre a geladeira estar cheia. Você talvez desconfie então que ela não quer reconhecer sua origem humilde, embora traia-se dizendo que não há galinhas para comer as cascas. Não se ofenda. No fundo, se é para ter preconceito que seja com melancias e, por outro lado, ela não pode perder o poder sobre a geladeira. Ela imagina que já perdeu muito ao liberar algum espaço para uma ou duas cervejas que sempre são as primeiras a serem retiradas quando necessário. Se deixar a melancia, logo você trará uma jaca e aí, perde completamente o controle.

Quando se chega neste ponto, há que tomar decisões. Saiba que, qualquer que você tome, estará errada e poderá deixar marcas, prejudicando o casamento de forma quase que irreversível.

Exigir um espaço só seu na geladeira pode parecer democrático. Você ganha o espaço e logo notará que muitos dos artigos que você aprecia vão começar a faltar. A alegação você já sabe. Não adianta comprar se não pode guardar na geladeira, que está totalmente tomada com a sua melancia.

- Se eu não deixo o espaço para a melancia, você briga. O que vou fazer então? Onde vou guardar este queijo?

Nesta altura, não tente comprar outra geladeira pois logo descobrirá que estão muito caras, que não há espaço na cozinha e que não tem sentido protelar a troca da TV em favor da geladeira, só por causa de uma melancia. Você vai descobrir que está sendo intransigente e insensível e que está se apegando a um desejo bobo.

A alternativa é abrir mão da melancia. Embora não seja para sempre, fica a mágoa. Eu sei. Estudos feitos na Universidade de Watermelon, mostram que se o casamento não termina nos dois primeiros anos, ocorre um hiato da ordem de dezoito anos em que a compra de melancias só é permitida em ocasiões muito especiais, como uma concessão extrema. Geralmente ocorre da melancia estar muito madura e você ouvir que ela avisou, que você não acredita no que ela diz e coisas assim. Com o tempo, você perde o interesse.

Com a maturidade e os filhos, você acaba comprando outra geladeira e um ou dois congeladores. Contudo, só quando você comprar a quarta geladeira - para a festa das bodas de prata - você poderá designar aquela antiga, sua velha companheira do início do casamento, para seu uso exclusivo. Aí então, será uma festa. Você poderá refrigerar adequadamente sua melancia, alguns abacaxis, cerveja e seja lá o que for. Claro que a esta altura você só toma refrigerante sem açúcar e já descobriu que a melancia, cortada e sem casca pode ser contrabandeada para a geladeira três em potes semelhantes aos da comida do cachorro. Isto se não for descoberto quando decidirem que o melhor mesmo é dar só ração e chocolate para o cão.

Nesta altura do casamento, sua mulher vai surpreendê-lo comendo melancia, pedirá um pedaço (dos bem geladinhos). Pedirá o segundo, e lá pelo quinto dirá que não sabe porque você parou de comprar.

Ela adora melancia.


Escrito em 16.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui