Usina de Letras
Usina de Letras
261 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Portugal celebra centenário de nasc. do pastorinho Francisco -- 11/06/2008 - 17:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Portugal celebra centenário de nascimento do pastorinho Francisco

Primo de Ir. Lúcia, vidente foi beatificado por João Paulo II em 2000

FÁTIMA, segunda-feira, 9 de junho de 2008

ZENIT.org

Portugal celebra os 100 anos de nascimento do pastorinho Francisco, primo de Lúcia e um dos videntes de Fátima.
O Santuário de Fátima iniciou as comemorações esta segunda-feira. O dia oficial da celebração do aniversário natalício é 11 de junho.

O contexto da festividade é a Peregrinação das Crianças a Fátima, que decorre entre hoje e amanhã. Sob o tema «Jesus, tu és a verdade», as crianças serão convidadas a ter no pastorinho Francisco um modelo a imitar.

Neste 11 de junho, inicia um ano de comemorações em memória de Francisco, segundo informa Agência Ecclesia, do episcopado de Portugal. O pastorinho foi beatificado em 13 de maio de 2000, junto com a sua irmã, Jacinta Marto, pelo Papa João Paulo II.

«Francisco tornou-se um contemplativo de Jesus escondido. Este ano, com o início das celebrações do primeiro centenário do seu nascimento, procuramos dar a conhecer a sua experiência da fé», afirma Pe. Armindo Janeiro, Coordenador da Peregrinação das Crianças.

Já o padre Augusto Pascoal, da diocese de Leiria-Fátima, considera que Francisco «não é apenas um grande contemplativo».

«O seu comportamento, especialmente as intervenções que protagoniza de vez em quando, no seio do grupo, prova também que a contemplação é a única forma de mantermos a lucidez necessária a todo o tipo de ação apostólica», afirma.

Francisco Marto nasceu no dia 11 de junho de 1908, em Aljustrel, paróquia de Fátima.

Era filho de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus, irmão de Jacinta Marto (1910-1920) e primo de Lúcia de Jesus (1907-2005).

Lúcia, Francisco e Jacinta, pastorinhos, são os personagens das aparições de Nossa Senhora em 1917, na Cova da Iria.

Francisco adoeceu da gripe penumônica em dezembro de 1918 e faleceu poucos meses depois, em abril de 1919. Seus restos mortais encontram-se sepultados na basílica de Fátima.

O processo de beatificação do pastorinho foi iniciado em 1952, juntamente com o da sua irmã Jacinta. O Papa João Paulo II assinou o decreto sobre as virtudes heróicas dos dois em 1989 e os beatificou em 2000.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui