Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O crime, os jovens e a deseducação que praticamos! -- 25/09/2011 - 09:39 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O crime, os jovens e a deseducação que praticamos!
Uma criança de dez anos já se tornar um suicida após tentar retirar a vida de mais dois seres humanos? Aonde chegamos? É fático e notório o que aqui registro. O mundo está mesmo com as pernas para o ar!
É absolutamente necessário que os nossos velhos ensinem bem mais aos nossos jovens, filhos e netos. A modernidade anda possibilitando aos idosos a viverem como jovens sãos e, como tais, procederem responsavelmente. Sabemos que a velhice deve ser reflexiva e áulica, antes de ser apenas moderna e móvel. Há valores preciosíssimos que apenas nos idosos são cultivados e podem servir de exemplo aos mais novos, quando bem ensinados. Não nos esqueçamos das culturas milenares onde os velhos são tidos como verdadeiros heróis no seio familiar e fora dele. Exemplos como o Japão, China, Coréia, etc. são admiráveis e dignos de serem seguidos por todos nós.
O Brasil tem tentado e conseguido reduzir desníveis sociais com a aplicação prática de suas políticas sociais, nessas últimas décadas. Estamos evoluindo regularmente, isso é evidente, mas, pela Educação e Cultura, muito pouco ainda se tem feito. Há marcadores sociais que carecem de tratamento de choque. Apenas uma revolução cultural apreçaria os passos dos nossos governantes e educadores no sentido de coibirmos achegada dos nossos jovens mais próximos ao fim do túnel.
Desglamourizar os anúncios mirabolantes de parte de nossos governantes, às vésperas dos campeonatos eleitorais, seria deveras interessante. A coisa tem que vir de baixo, da base, quiçá da semente que apesar de doente, germinou e cresceu, quando interessava aos postulantes políticos de cargos públicos importantes, apenas a perpetuação no poder. Houve um tempo que, hoje, é-nos vergonhoso contar sua história. Bem que nossos jovens poderiam estar contando a nossa história deforma mais culta, acertada e viva.
Para mim, o mesmo risco que corremos ao manusearmos o nuclear, também corremos ao manusearmos o DNA e ou os nossos jovens. Eles são potentes bombas silentes quando mal instruídos para a vida. O mundo é uma escola crudelíssima para eles, daí a imensa importància que tem a família bem ajustada em sua educação.
Educar é um dom inefável. Já não causa mais tanta surpresa para a sociedade, escutar os estampidos nefastos das armas bandidas sendo utilizadas por almas mais bandidas ainda. Urge, entre nós, fazer-se rara revolução pacífica para reintroduzirmos os nossos jovens no mundo familiar, não apenas nas "famílias -bolsas", mas nas famílias bem empregadas, sadias , preparadas culturalmente para o livre e sacrossanto exercício do saber. Que país, que mundo,sobreviverá fora desses princípios morais e éticos? O crime cresce em sentido contrário aos nossos índices de ensinos básicos e fundamentais. Daí a força que teria uma revolução cultural neste país, agora, feita sem neuras ou preconceitos, levando uma educação exemplar e uma cultura viva para todos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui