Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Dos traficantes do asfalto aos comedores de bola! -- 14/09/2011 - 16:35 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A gatunagem continua. Uma instituição que deveria dar-nos o melhor exemplo de funcionamento, ainda abriga em suas fileiras, policiais da pior espécie. Da ralé ao comando, encontramos péssimos exemplos de autoridade. Falo dos últimos acontecimentos que a TV Globo, através de alguns de seus profissionais competentes, flagrou, documentou e publicou os resultados. A Polícia Rodoviária Federal está entristecida com esses seus profissionais descomprometidos com o serio e o moral. Tomara que sejam poucos e que com essa mudança de comando que o Ministro da Justiça tomou, a coisa mude para melhor.

Por qualquer viés que se olhe, nada é simplesmente venial. Os pecados cometidos são de muita monta e merecem uma correção imediata. Por baixos salários, certamente, não é. Pelo que sabemos, a polícia Rodoviária Federal é uma polícia bem paga. Não é incomum encontrarmos nas estradas do Brasil, profissionais dessa estirpe. Eles quando querem propinas, param o veículo, olham os documentos com demora e investe em algum pedido, do dinheiro do cafezinho à ajuda. Uma vez eu fui parado por um desses profissionais e ao me pedir uma propina, disse: "doutor, não me envergonhe, ta? Eu sei que o Senhor tem sobrando". Olhei-o sem medo de errar e disse: é vergonhoso para um brasileiro, Conduzir um carro sem irregularidades e ainda ouvir uma coisa dessas. Não dei e fui embora aborrecido, ajuntando dentro da memória, além do nome lido no bolso da farda daquele profissional, a vontade de publicar os fatos.

Não me venham agora dizer que a culpa -raiz- desse mal, está com a colonização portuguesa e seus degredados aqui deixados há quinhentos anos atrás, porque isso é balela. O problema está no sangue latino e na falta de punições severas diante dos crimes cometidos por gente dessa espécie, aqui entre nós. O país do samba continua a produzir seres desfiligranados que vêm nessas ações, uma maneira fácil de conseguir as coisas.

A margem de amoralidade dos negócios onde há dinheiro envolvido é grande. Todo mundo quer levar vantagem. Não deveria ser ilegal a filmagem dessas murrinhas todas. A Justiça deveria aceitar como prova suficiente para uma condenação, a ausculta ou a filmagem dessas ilicitudes. O que há de crimes por aí sendo cometidos por autoridades as mais diversas, não está no gibi.

As sombras das distàncias em resolver esses atos imorais, não podem nos arrefecer diante dessas ações. O que é difícil é o que melhor e mais arduamente deve ser combatido por nós. Nem tudo está perdido. Não estamos próximos a nenhum núcleo de um reator nuclear fundido que nos possa oferecer imediato risco de morte. Estamos é acostumado a ver e cegar diante dos erros e deixar que ondas de algum mar nem tão profundo, leve o lixo para escondê-lo, por algum tempo,em suas profundezas distante do nosso olhar, até que esse mesmo mar traga todo o entulho de volta e Oe erros reaconteçam e nos envergonhem novamente.

Quando há vontade política, o Estado delineia direções a seguir. Parece que agora a coisa vai. O PT, através de seu Ministro da Justiça, tem a obrigação de punir esses traficantes de drogas das estradas brasileiras e esses comedores de propinas. O Brasil de hoje não ode comportar mais esses parasitas loucos pela malversação do poder e do fazer. Justiça neles. A sociedade está pagando tributos demais para suportar essas imundícies. Isso, pode não, é pouco venial!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui