Usina de Letras
Usina de Letras
241 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta da CONFAMIL à Nação -- 06/12/2005 - 10:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA ABERTA DA FAMÍLIA MILITAR À NAÇÃO

www.reservaer.com.br - Leitura Recomendada
21/09/2005 C O N F A M I L - Fonte: Reservaer

Ante a perplexidade e a quantidade com que os acontecimentos políticos invadem o nosso dia a dia, fazendo com que cada um de nós se considere co-responsável por uma opção de escolha equivocada a quem confiamos um mandato eletivo, cujo reflexo incide de maneira contundente sobre o baluarte da democracia representado pelo Congresso Nacional, fica-nos a sensação de sermos partícipes de um processo em plena evolução de descrença sobre valores morais e éticos fundamentais à nossa existência como sociedade democrática, e de péssima repercussão sobre o seu núcleo central que é a família.

A família militar, como parte desse todo social, vem sentindo os efeitos dessa ação desagregadora que tem como motivação interesses inconfessáveis e subalternos, mas que se tornam eficientes na medida em que a população com eles compartilha. E isso é tão mais grave a partir do momento em que Instituições Permanentes como as Forças Armadas passam a ser alvos contumazes de comportamentos e ações dirigidas por agentes públicos responsáveis, que insistem em tomar atitudes espelhados em um passado que todos precisamos esquecer, e sobre o qual todos desejamos e vamos construir uma democracia renovada, expurgada dos equívocos de conduta. A insistência com que vem afrontando a instituição militar, com a defasagem salarial e o sucateamento do material bélico, bem demonstra a pequenez de princípios.

Principalmente quando originada de agentes públicos em funções transitórias, evidenciando irresponsabilidade para com os superiores deveres constitucionais que são devidos às Forças Armadas, com argumentações canhestras que no seu âmago refletem mais a frustração de seus autores.
Os acontecimentos que vivenciamos no presente, nos impõe, como representantes legítimos dos interesses da família militar em nível nacional, levantar um contundente clamor à sociedade, ao segmento político de valor, aos homens públicos de responsabilidade para com os destinos do País, que respeitem a nossa condição de militares. Homens que não hesitaram em colocar suas vidas na defesa de nossa pátria, que balizaram sempre o seu comportamento ético e moral dentro dos princípios básicos de sua formação militar, e que também têm uma família que precisa ser dignificada.

Não nos consideramos melhores nem piores do que qualquer cidadão, apenas somos patriotas por convicção e formação. Não é justo o tratamento que o poder público tem dado aos nossos Comandantes de Força; eles ali estão como representantes da Instituição Militar Permanente da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e têm por missão a defesa da nossa soberania, e como tal, não pedimos o respeito a eles, e sim exigimos o respeito que lhes é devido. O passado se foi, com suas virtudes e mazelas, e o livro que o registrou está arquivado no fundo da consciência de cada um de nós, sempre pronto a servir como um exemplo merecedor de consulta, não sendo admissível que as gerações do presente e as que estão por vir sejam por ele responsabilizadas.

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA FAMÍLIA MILITAR – CONFAMIL, decidiu avocar a si a defesa desse momento crítico por que passam as nossas Forças Armadas, consciente de suas naturais restrições legais que as impedem de tornar público, por inteiro, suas apreensões. Não somos delas tutores, nem a isso almejamos, apenas refletimos as angústias e anseios das famílias dos militares, estando aí inseridos os inativos, ativos e pensionistas, e em razão disso nos colocamos como seus legítimos interlocutores, na defesa dos seus direitos, utilizando os recursos reivindicatórios democráticos, compatíveis com a ordem social vigente e obediente aos valores morais e éticos de nossa formação.

As turbulências políticas com que ora nos defrontamos e que sacode o ícone democrático que deve ser o Congresso Nacional, seguramente propiciarão o surgimento de um legislativo renovado, mais fortalecido e dignificado pela ação parlamentar responsável, honrando efetivamente a sua tradição histórica, e se constituindo num verdadeiro elo de confiabilidade para com os anseios e desejos da sociedade, e confiamos em que seja ele também o canal legítimo de nossas apreensões.

Àqueles que inadvertidamente julgam estarem os militares já estratificados no contexto dos excluídos, a CONFAMIL aqui se apresenta como uma evidência em contrário. E saibam os nossos Comandantes de Força que os inativos estão ao seu lado, conclamando à união de todos para o efetivo resgate da dignidade da família militar.

Aos desavisados, AQUI ESTAMOS!

Waldemar da Mouta Campello Filho - CMG - Presidente

Carlos Oscar Cruz Ferreira - Maj.Brig-do-Ar - 1º Vice-Presidente

Fábio Amadeu Pereira da Silva - Gen. Div. (Md) - 2º Vice-Presidente

Jessé Costa Palma - Cap. EB - 3º Vice-Presidente.


***

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA FAMÍLIA MILITAR - CONFAMIL

À época dos Presidentes Generais, os militares das Forças Armadas sempre tiveram seus vencimentos condicionados ao orçamento da União. Devido o respeito dispensado ao erário e o escrúpulo daqueles mandatários, as praças e os oficiais subalternos sempre conviveram com soldos modestos, se comparados com outras categorias profissionais.

Mesmo os oficiais superiores e generais com maior tempo de serviço, onde lhes são exigidas maior qualificação acadêmica e responsabilidade, e que beneficiam-se do escalonamento dos soldos, sempre receberam vencimentos singelos, quando confrontados com outros servidores de órgãos de direção, quer públicos ou privados.

Com a limitação constitucional de sindicalização dos militares, a paulatina restrição orçamentária às Forças Armadas e a progressiva perda da representatividade política dos Clubes Militares, em meados da década de oitenta começaram a crescer e multiplicar-se associações de militares inativos de vários ciclos.

Em março de 1988 foi criada no Distrito Federal a Federação da Família Militar (FAMIL) com propósitos de acompanhar o andamento de pleitos do interesse dos militares inativos, pensionistas e seus dependentes. Como também, assessorar e empreender ações em benefício da classe militar.

Tal procedimento vinha acontecendo em várias Unidades da Federação. De tal modo que em 1997, em Brasília, foi criada a Confederação Nacional da Família Militar (CONFAMIL), visando a aglutinar nacionalmente todas as Federações de âmbito Estadual e Municipal. Inclusive com aspirações de compor-se com os Clubes Militares e Associações das Polícias Militares, num conglomerado organizado, buscando uma relativa representação de parlamentares nas Assembléias Legislativas e na Câmara Federal.

Embora ainda procurando um espaço representativo e consolidar a coordenação das 35 Federações Estaduais da Família Militar (FAMIL) e Associações Municipais da Família Militar (ASMIL), a CONFAMIL propriamente dita está iniciando sua quinta gestão administrativa.

Na assembléia geral de 25 de agosto de 2005 a nova diretoria foi eleita por aclamação, tomando posse na mesma data. Seu atual presidente é o Capitão de Mar-e-Guerra Waldemar da Mouta Campello Filho.

A CONFAMIL divide com a FAMIL-DF o espaço físico, onde ambas entidades desenvolvem seu expediente no endereço:

SCLN 302, Bloco B, Salas 101 e 103, Asa Norte, Brasília - DF (70.723-520) Fones: 61–3201 7018 / 3201 7019




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui