Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2016 - Pré e Pós -- 11/09/2011 - 14:50 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tem quarenta e um anos já, que saí de São Miguel, com o segundo colegial na bagagem e dois certificados de aprendizagem, um de datilografia e outro de vendas. Hoje, nadica de nada, mas, na época representavam alguma coisa, tanto que arrumei emprego com eles. Primeiro em Itapetininga, para o terceiro colegial no Modesto, em paralelo trabalhei no Café Santo André. Depois São Paulo, estudar e trabalhar. Tenho uma faculdade e meia - Administração e quase Tecnólogo em Pavimentação. Mais trabalho, onze empresas, até os meus quarenta anos. A maioria exigia seu trabalho mesmo, sua escrita e tarefas em dia, você sempre resolvendo os problemas, numa atividade, que hoje chamo de pós. Sempre fui executor, em algumas liderei, mas, sem comandar. A partir de noventa, apresentado fui ao que chamo de pré. Era uma espécie de supervisor e fui chamado ao QuePeIii, de qualidade e produtividade, começo de planejamento na Cimento Itaú. Teve a Reengenharia e o Dia do Aló. Arrumação, limpeza e organização. Fora o downsizing, aí descambou, de vinte e nove pessoas, viramos seis e com a minha saída, cinco.
Naquela idade em que você nem é moço, nem é velho, fui ao mercado, me achando. Qual o que, outras siglas apareceram - Iso, Just in Time, Kan Ban, além do velho e bom português ter saído do mercado, até entrevista era em inglês. Mifu era o que sobrou. Olhando bem, foi bom. Tive que me estabelecer, entre outras tantas, sou o que sou hoje. Sócio de empresa desde noventa e oito. Herdei uma herança de pós e de sair fazendo, num mercado pedindo pré e soluções. A qualidade tornou-se quesito em pré. Não se preocupem, com esses prés e pós, é a diferença do antes e do depois. Meu sócio não conseguia vender, sem provar a rastreabilidade, só a Iso daria Isso. Era de rir, mas eu chorava. Fui ao Sebrae e ao PeQueTê aprender como ter Que com Tê. Antes precisava do conceito do Que e dá lhe qualidade na história, para aplicar na totalidade da sua empresa. Ai ai, confusão instalada, ainda mais com outro sócio, muito mais pós e muito mais de antes, só dizendo - Vai engessar e custar um mihão de dólares. O Celito Facilitador pregava - Muitos descerão do bonde. Alguns saltaram logo, outros não e tive que fazê-lo por eles.
Treze anos se foram, estamos sobrevivendo em meio a tantos conceitos e tantas siglas. Temos a Iso, pela DeEneVê, depois pela ABeEneTê, participamos do PeÉsseQuê, dependemos da CeErreCeCê e do DataBook. Implementei o Centralizar para Descentralizar, o Mudar para Ficar Igual, num mundo de Bizús e Achós. O que tinha e tem de gente, que te dá um Jacaré. Se não matá-los, tu tá Sifu. Quem mais precisava saltar do nosso bonde, acabou ficando por último, mas foi saltado e desde julho retomei conceitos, como nunca dantes houve nessa empresa.
Pessoal, quero colocar o resultado na produção e nesta mesa. Temos que recuperar o conceito do tempo, pois o que perece é a mão de obra. O erro é retrabalho e o não conforme é mais que estatística. Número não é frio, é metafísico, tem que se analisar o que está atrás dele. Não adianta ser corajoso, com chutes e acho que. Vamos trabalhar com ansiedade positiva, hora extra cheia e só assim. Meu, nem me reconheço. Tanta analogia e metáforas. Ainda implementei o Fazer o Importante, Antes que se Torne Urgente. Meu querido, tem hora que o bão é melhor que o excelente. Esse pega - Como annsimm... Dê a data de entrega, depois os detalhes. Não vejo desdém, mas, dentes até sorriem.
Precisamos de espaço, mudemos o layout. Tem que dar, está dando, até uma máquina nova vem. Jairão, agora siimmm. Pois é, de novo o Mudar para ficar Igual. Somos um pentágono. Todos Silvas. Primeiro vejamos a Meta, depois o Monitoramento. Deixar de ser cobrança para ser cobrador. O olho azul, agora tem que rebolar, ainda mais na Guarará. E meta monitorada é conseguida, mas, só no Pré, nunca no Pós. Que samba doido, mais as CeCeÉs, cuja mais importante acho o Boi, ação ação e reação. Empreteco, Idealista, Silva, Gaivota e Dindinho, Major Donors, mais conceitos e siglas têm me feito sobreviver, afora estar em nossa política de qualidade - a qualidade de todos, como garantia de nossa sobrevivência. Tem mais, mas paro por aqui. Ainda que outras siglas apareceram - Avenger, Ocean, Usa, Ips, Svai, Okyakusama, todas com seus conceitos embutidos e parte do nosso pré, para termos pós. Neste domingo de gripe, onze de nove de onze, espero construir dois horizontes, um pós e um pré.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui