Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Duas Irmãs -- 11/09/2011 - 01:24 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Lembro-me do espanto. Tenho comigo o medo, a muda sensação de impotência, as mãos balançando no ar. Todos os olhos fixavam a tela da televisão, essa arena global em que se transformou o mundo. Todos estupefatos, ninguém acreditaria que um dia pudesse acontecer tal tragédia. Na verdade, eram favas contadas, mais dia, menos dia, alguma coisa como aquela aconteceria. O que ninguém podia contar é que ali se iniciasse um mundo novo,mais ameaçador, mais fragmentário. Naquele dia 11 de setembro, caíram as duas torres gêmeas, as irmãs que, ao cair de uma, seguiu-se a outra, na escuridão imediata que se seguiu.

Ao primeiro impacto, uma bola de fogo enorme trouxe o horror. Uma colega minha passava visita na enfermaria e eu a ouvi gritando:


--Meu Deus, vem vindo outro!
--O quê?

As imagens falaram primeiro; mesmo o mais otimista de nós sabia que ali dentro havia um inferno de corpos, calor, explosões, gritos e poeira. Andares inteiros isolados, pessoas caindo das janelas...Não acreditava no que via, era uma cena surrealista. Não podia ser verdade, era uma ficção, como o foi o pouso na lua. Ou não foi uma invenção?

--"Um pequeno passo para o Homem..."

Foi mais um passo em direção ao abismo. Na escuridão do silêncio sepulcral que se seguiu ao desabamento, ví brilhar nos olhos do presidente americano a raiva, o ódio e a incredulidade. Naquele momento, caiu a máscara da América feliz e altaneira. Ressurgiu a nação militarista e como nunca as liberdades foram duramente atingidas em reflexos que até hoje envergonham o mundo dito "livre".

Faço desta crônica um libelo contra a violência que se espalha em nosso planeta. O mundo islâmico, ameaçado, reage com fervor terrorista. O mundo ocidental por sua vez, agride duramente os povos islâmicos sob o pretexto de libertá-los da tirania assim como a China "libertou" o Tibete do veneno religioso.. Onde isto vai parar senão numa convulsão sem precedentes?

Repensemos nossos valores no mundo. Se quisermos sobreviver nesta imensidão cósmica, se quisermos fazer valer a verdade e a justiça, comecemos por reagrupar nossos desejos mais íntimos. Quem sabe não comece dentro de nós a verdadeira revolução de paz que tanto precisamos?
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui