Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->As cores de uma revolução! -- 10/09/2011 - 14:37 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As cores de uma revolução!

Há diversas coisas que sabemos, estão sendo feitas no mundo todo e, especialmente na China, que tem crescido assustadoramente a nove por cento ao ano nas últimas três décadas. Liberdade afora, esse país continente chegou aonde chegou, ditando o seu próprio modelo de desenvolvimento, absolutamente sem levar em conta a falta, quase total, de liberdade do seu povo. Economistas do mundo todo, não só desacreditaram na longevidade desse crescimento, como também anunciaram bastante, a sua queda, o que ainda não aconteceu.
O Brasil bem que poderia aprender com a China esse ímpeto desenvolvimentista, principalmente no que tange à Educação, que lá é arrasador no bom sentido da palavra. A China está mandando milhares de jovens fazerem Pós-Graduação nas melhores Universidades americanas. Mais de trezentos milhões de crianças chinesas estão estudando o inglês. Há uma racional revolução cultural naquele país, que dá inveja ao Ocidente desdentado. Eles acharam o caminho certo do crescimento. E se o chinês fosse livre? Poxa vida, já teriam aberto um comercio popular no Planeta Marte! Manufaturam, agregando valores, e exportam para a Europa e para a América rica. Com esse proceder, chegou aonde chegou e tem o que tem!
Um país imenso, mas que não possui terras férteis que sejam suficientes para produzir o alimento que os chineses precisam. Compram quase tudo de fora do país. Têm, portanto, uma Economia muito vulnerável, ao contrário da nossa.
Ocorre que as regras democráticas não permitem que o Brasil engendre suas leis desenvolvimentistas do mesmo jeito que a China o faz. Aqui vivemos sob uma tutela estatal bastante diferente. O serviço público é sinal de não demissibilidade e assim pensando o nosso funcionário público não zela como deveria, pela camisa que veste, pela pátria trabalhista que milita, pelo coletivo que deveria está sobre sua cabeça. Aqui entre nós o samba é bem mais forte do que o hino.
Não me cansarei de reproduzir a assertiva de que o Estado brasileiro necessita urgentemente fazer uma revolução em sua Educação, Segurança Pública e Saúde. Nosso professorado deveria ganhar bem mais do que qualquer outra profissão, mas não, esses coitados que aí estão na berlinda da ignorància, muitas vezes sem ao menos saber ler. Como uma criatura dessas pode contribuir com uma revolução dessa magnitude que o país precisa? Nunca!
Os chineses erradicaram o caramujo que abriga a esquistossomose, comendo-os fritos, numa festa promovida pelo Estado Comunista que tornou feriado nacional por três dias.O povo se deliciou e acabou com a doença, assim como acabaram com os pardais,batendo panelas e impedindo que eles pousassem nas árvores, o que os levou ao cansaço mortal que os puseram também nas panelas chinesas da revolução de Mao.
Nós, verdes e amarelos da América do Sul, muito precisamos aprender com os amarelos da Ásia. Revolução não se faz do dia para a noite, Nem tampouco sem abnegação e garra santa!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui