Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Urgente é reconstruirmos um novo Social! -- 10/09/2011 - 14:13 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A modo dos vivos, vez por outra as novidades exalam preocupações sociais as mais diversas. Depois delas sabermos, fica ainda menos fácil entendermos como são e como agem os humanos. Há ações que fazemos que até Deus duvida!
Devemos nos armar de coragem e paciência, disso bem sabemos nós, mas é que paciência também tem limites. A violência chegou a um patamar tão sério que, do fundo da alma, grita a consciência sem mais acreditar que possa haver uma solução definitiva para o caos social em que estamos imbuídos. Vejamos o exemplo da longínqua Oslo, capital da Noruega, recordando essa última barbárie social cometida por um louco homem ou, quem sabe, um homem louco: branco, de olhos azuis, rico e habitante culto de um país referencial de uma qualidade de vida desejável.
É no mínimo questionável a qualidade dos diagnósticos feitos sobre saúde e segurança públicas mundo afora. Questiona-se muito e não vemos os resultados necessários. Continuamos a mercê do crime organizado que, por sua vez, é abastecido pelas drogas e pelo afrouxamento no uso das leis. Voltamos aqui para as frases lastimáveis que ainda assustam a tanta gente: "sabe quem eu sou?" "Sabe de quem eu sou filho?" E assim a carruagem continua disparada e desgovernada rumo a sabe-se lá onde!
E se o Estado tornou-se cúmplice dessas ilicitudes, passou a ser co-responsável por todo esse desmando social. O pior de tudo acho eu, é que nossos jovens estão crescendo dentro desse clima de insegurança pública e deverão construir um mundo particular de permissividades que deverá chocar o nosso entendimento de bem-estar social e modus vivendum.
O apostolado dos justos e a multiplicação dos pães desferiram um, nem tão saudável, golpe na sociedade atual que não ver, dentro do seu próprio leito familiar, uma condição menos inglória de vida para a sociedade, nem a curto nem a médio prazos. Isso é o pior. Uma solução célere é exigida. A sociedade mundial está se descaracterizando, o ódio sendo idolatrado, o homem alimentando com mais regularidade os seus piores inquilinos álmicos. Não nos podem restar apenas o choro e a lamentação. Haveremos de construir um valoroso exército de salvação social e lutarmos com redobradas forças. O caráter público da coisa é evidente. Somos, todos nós, co-responsáveis por essa destruição de valores. A Sodoma e a Gomorra que aí estão, são filhas da sociedade moderna que construímos desatentos ao ético e ao moral, adepta do swing, da s orgias hediondas, do desinteresse pelo coletivo, da ànsia pelo individual. Não é nada portentosa a parturição fértil dos vàndalos do século XXI, nós é que cochilamos no ponto e um ónibus passou. Mas há outros que podemos apanhar e reescrevermos essa história moderna demais para ser entendida e vivida.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui