Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Caçada noturna -- 09/08/2011 - 19:40 (Francisco A. Florence) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meus amos dizem que são vegetarianos e acho que, por isso, não sabem caçar nem uma barata. Quando eles estiveram comigo na roça, lhes dei uma aula, com três demonstrações práticas, de como se caça um camundongo. Espero que tenham aprendido, porque não pretendo repetir a lição.
Na minha residência na cidade, durante a última madrugada, estava desperta e preparada para a caça. Dentro de um apartamento é também possível conseguir alguma presa, mesmo que para isto tenha que usar imaginação. Foi assim que encontrei o rolo de papelão no banheiro, o joguei ao chão e o fiz rodar pelo aposento vazio. Enquanto atrás dele corria, iniciava-se a grande caçada. Ele se tornara um enorme roedor que se escondia atrás da privada e ninguém sabia. Uma ratazana dos pàntanos, sem dúvida, que insistia em escapar de minhas garras. E fui pra lá e pra cá com aquela presa inquieta. Estava ficando muito divertido até que meu amo se levantou de seu sono e com uma lanterna iluminou o quarto para ver o que ocorria. Não dava tempo de avisar que eu perseguia um animal perigoso, mas quase gritei: cuidado! Ele, antes de perceber o risco que corria, acabou com a brincadeira tirando o roedor, digo, o rolo, de meu alcance. Quando amanheceu o dia, comentou com minha ama que o vizinho do andar debaixo poderia ter ouvido a algazarra. Ninguém ouve meus passos, mas se crescesse mato neste chão, nenhuma caçada seria barulhenta.
Toda madrugada é assim. Enquanto eles dormem, eu me levanto, silenciosamente, para fazer a ronda. É impulso irresistível que tenho. Mas, dentro de um apartamento é aquela mesmice de sempre e preciso ser criativa. Não sou do tipo que fica curtindo tédio. Se nada há realmente para se fazer procuro meu canto para dormir e sonhar. E dormir, para uma gata, não significa viver o ócio que o humanóide imagina. Mesmo que eu durma dezesseis horas por dia, como está escrito. O sono me poupa a saúde e me torna resistente. Os sonhos preservam minha memória e, por isto, não me esqueço dos miados preferidos e de como proceder nas caçadas. Porque, é isto mesmo, sonho com miados e exercícios de caça. E arte de caça não dispensa talento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui