Usina de Letras
Usina de Letras
190 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Teoria da paixão literária -- 22/04/2001 - 18:00 (Claudia Sanzone) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Chega um dia ou uma época em que a gente toma conhecimento do caminho, muitas vezes sem volta, da leitura. A iniciação dessa jornada pode começar pelo incentivo dos pais, de um professor de literatura, de um amigo ou até mesmo de um livro lido assim... a esmo. Mas por que, então, nem todos são tomados pela vontade quase incontrolável de não parar mais de ler? Simples. É que o cupido da leitura aponta sua flecha de letras para uma infinidade de gente, mas só os incautos e desprotegidos são "flechados" por ele. Esse seres ingênuos - que também podem ser chamados de vítimas dessas pestinhas do paraíso letrado - na verdade já possuem um alvo oculto, prontinho para receber a espetadela das letras. E esse cupido tem uma pontaria que é fogo! Sua mira implacável sempre acerta o alvo em cheio.

Pronto, já era!

Tudo começa quando a presa (o leitor) ouve aquele comentário despretensiosamente eufórico sobre um livro ou lê um romance assim, como quem não quer nada. É neste momento que a tal haste invisível de extremidade pontiaguda pode muito bem tê-lo atingido, exatamente no alvo, sem que o leitor tivesse tempo de se dar conta do fato. Contudo, os primeiros sintomas costumam aparecer somente um tempo depois.

Sim, a coisa é complicada!

Aos poucos o leitor vai dando sinais de que está irreversivelmente contaminado. Do primeiro livro, passa para o segundo, aí vem o terceiro e o quarto e o quinto. Numa fase mais adiantada, a pobre da vítima já parte para as obras completas, contos, artigos, cronicas... Depois vem a fase das citações, quando o paciente começa a decorar seus poemas favoritos e a recitá-los nos mais variados momentos da vida. Os mais compulsivos relêem obras, apaixonam-se por determinados autores e lamentam não terem nascido na mesma ocasião e no mesmo local em que esses escritores vieram ao mundo. E não adianta o camarada ter uma profissão não diretamente relacionada com as letras porque o germe da literatura estará lá, pronto para atacar, mais dia, menos dia.

Uma vez que a doença se instalou claramente, vem a fase mais importante e perigosa. O leitor, infestado, deslumbrado e hipnotizado por belíssimas construções utilizadas por seus autores favoritos, sente vontade de escrever. Pega o papel e a caneta, ou o teclado e a tela em branco do Word, e começa... Anos de leitura de boa qualidade, romancistas de primeira, autores nacionais e estrangeiros devorados com prazer e atenção e, no entanto... Nada! A primeira fase não sai. A primeira letra, também não. A imaginação fervilha, as idéias brotam desordenadas, mas o texto empaca. Aqui o leitor sente a angústia e a frustração de tomar consciência de que nasceu portador do alvo, mas que talvez nunca venha a ser um bom arco para a flecha literária. Não foi duplamente agraciado. Fazer o quê?

Melhor tentar por um outro caminho...

Outro dia eu estava lendo Dom Casmurro, de Machado de Assis. O autor deve ter algum poder sobrenatural para utilizar os recursos do nosso idioma de maneira brilhante, permitindo, ainda, que todos possam entendê-lo. Há mais genialidade nas entrelinhas daqueles olhos de ressaca do que...

E então, será que já dá pra contaminar?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui