Usina de Letras
Usina de Letras
190 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Recordando... -- 16/06/2011 - 20:01 (Alfredo Domingos Faria da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Recordando...
(pequena crónica, quase mínima)

Tio Nelson, saudades!

Hoje, percorrendo as ruas do centro da Cidade do Rio, lembrei-me dele.
Presença constante nas minhas infància e adolescência.
Maravilhosas foram as aventuras em Teresópolis e as tardes de futebol.
Num dia qualquer, de bobeira, estava saboreando as sobremesas da tia, quando ele trouxe papel e lápis, e passou a desenhar as ruas, as entranhas, do centro, com totais desenvoltura e detalhes. Pudera, trabalhou por anos na área! Só faltou ser a bico de pena.
Lamento não ter guardado o mapa perfeito. Trazia as Ruas Miguel Couto, Primeiro de Março, Quitanda, Rosário, Ouvidor, Gonçalves Dias, Sete de Setembro e Uruguaiana, e as Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, para citar algumas.
Em complemento, contava pequenas histórias ocorridas naquelas redondezas, tendo o cuidado de marcar os principais prédios e lojas.
Assinalou a Confeitaria Colombo, a central dos Correios, a Galeria dos Empregados do Comércio, a Confeitaria Manon, a Casa Sloper, a sede do Jornal do Brasil, O Clube de Engenharia, a Casa Cavé, a igreja da Candelária, o Clube Naval, a Papelaria Cruz, o Theatro Municipal, e assim fomos numa adorável caminhada, sem que saíssemos do lugar.
Ao ouvir, dei-lhe toda a atenção! Foi ótimo, pois posso trazer para o presente essa passagem bacana com o querido tio. Nas vezes que cruzo o centro, levo comigo o seu carinho e as suas anotações. Nesse momento, cai bem a frase: recordar é viver!

Alfredo Domingos Faria da Costa
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui