Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sombra do Bem -- 16/05/2011 - 15:38 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Enquanto Eliana fazia pacientemente a exposição dos itens de nossa reunião sobre as novas metas da Gestão Escolar, essa que, segundo o governo, deve nos levar ao podium dos cinco primeiros, em 2014, minha cabeça ferfilhava de indagações... Queria tanto ter o prazer de ver isto acontecer... Só que o elemento principal de todo este aparato pedagógico - o professor - não está nas "metas prioritárias do governo"... Ao contrário, toda essa correria em busca dessa utopia pode, sim, levar-nos ao caos de uma insatisfação, nunca antes experimentada.

Sou da época em quem o professor tinha uma outra imagem, quase de um deus. No meu tempo de menina, ai de quem não se levantasse quando a professora, ou qualquer adulto entrava na classe... Era algo tão natural este gesto, que nos levantávamos como autómatos... Eu até gostava que chegasse alguém, pois sentia a bunda dolorida por estar tanto tempo sentada...

Hoje, enquanto esperava numa das salas da Caixa , para receber uns trocados pendentes de meu FGTS, envolvi-me na conversa de duas mulheres que, pelo enredo do assunto, eram professoras. E fiquei estarrecida com o que ouvi. Imaginem... Numa classe de pirralhos, a professora chamou a atenção de um deles, porque havia tirado nota baixa, dizendo que ele precisava estudar mais, se quisesse "ser alguém na vida".
O aluno chegou a casa e fez queixa aos pais. Que a professora megera o tinha desrespeitado diante da classe inteira. Os pais, sem mesmo falar, antes, com a vítima de tamanha atrocidade, foram imediatamente ao Conselho Tutelar dar queixa da meliante, horrorosa e horripilante bruxa, que tinha descriminado e humilhado o seu filhinho, diante dos outros alunos "chamando-o de burro".

Abriu-se um processo administrativo e a professora foi severamente advertida, com a ameaça de perder o cargo se o fato se repetisse. Tinha de respeitar os alunos, nunca se pronunciar de maneira que prejudicasse os coitadinhos, que levariam aquele trauma para o resto da vida, bloqueando-lhes, inclusive, o apetite sexual e criando assim uma impotência malévola tão galopante que os deprimiria para o resto de suas vidas...
E a escola está, cada vez mais, cheia de tecnologia e de recursos tão práticos; algo do tipo que talvez faça o aluno aprender sozinho, apenas com um "toque", quem sabe... Então o professor, coitado, que de vê, por todos os motivos "politicamente corretos" entrar mudo e sair calado, será, então mera figura decorativa em sala de aula. Isto, se o aluno permitir, claro!



Algo está muito confuso, no momento que atravessamos... Um tempo único, jamais experimentado. Será que o Cosmos está querendo testar a nossa capacidade de sentir e de viver, conforme nossa própria natureza? Ou a "natureza" será outra e nós nem desconfiamos? Que Deus nos ajude, mesmo assim...Creio que nunca necessitamos tanto... Agradeço a Eliana Cortez, minha linda diretora, por ter permitido usar sua imagem, neste meu trabalho literário, e ao professor Wagner, dileto amigo de jornada...





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui