Usina de Letras
Usina de Letras
189 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Para onde vai o povo do Cerrado ? -- 31/10/2005 - 14:50 (Janete Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para onde vai o povo do Cerrado do Amapá?



Chico Terra*



O Cerrado é um tipo de vegetação caracterizado por árvores baixas, retorcidas, em geral dotadas de casca grossa e suberosa, espaçadas, e que leva por baixo tapete de gramíneas. Ocorre no Planalto Central Brasileiro, na Amazônia, em parte do Nordeste, e muito pouco no Sul. Os plantadores de soja dizem que o Cerrado só presta para pegar fogo e que em nada contribui para o progresso da humanidade, ao contrário da soja que gera dividendos e colocou o Brasil como segundo maior produtor do planeta.

O Estado do Amapá que tem quase a totalidade das florestas preservadas, não tem nenhuma política de gestão dos cerrados, justamente para atender a demanda mundial de soja que tem no Brasil um verdadeiro celeiro já que os países, principalmente os europeus não tem espaço para plantio.

Sem política de gestão, o cerrado habitado por populações tradicionais do Amapá, ou seja, as comunidades Quilombolas, serão obrigadas a deixarem seus lugares de origem em favor da produção da leguminosa.

Com o advento da siderurgia, transforma-se a vegetação do cerrado em carvão (alimento dos alto-fornos) para depois de devastada, dar lugar às plantações de soja.

Nesse momento, os primeiros experimentos com a soja se fazem na ilegalidade já que as terras utilizadas não são tituladas, mas os parlamentares já lutam com unhas e dentes para transferir as terras da união para o estado e assim poderem de forma legal ratear o chão que pertence a todos e vende-lo para a perpetuação de sua espécie.

Ficam perguntas de difícil resposta no ar:

- Será vantajoso substituir a diversidade da vida do cerrado pela monocultura da soja que nem é consumida pelo povo da Amazônia, cujo paladar repudia seus subprodutos e que além do mais são caríssimos?

- Para onde irá o povo tradicional das regiões de cerrado quando se sentirem sufocados pela fumaça das carvoarias e se resistirem, pelas coivaras queimando o que sobrou para limpar o campo e pelas máquinas para liberar o terreno da soja, avançando sobre esse povo?

Respondam se puderem.

Mandamos matéria prima e alimento a troco de máquinas e sacrifício, trabalho semi-escravo e destruição da natureza e da nossa cultura. O preço dessa permuta é muito alto.

* Chico Terra é jornalista – Repórter fotográfico DRT - 00059/AP

http://www.amapabusca.com.br/

Contato com o autor Chico Terra (chicoterra@amapabusca.com.br )
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui