Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Incêndio criminoso -- 30/10/2005 - 13:14 (Janete Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gente, talvez essa informação que recebi sobre "invasão" se deva à seguinte questão, cuja reportagem (http://www.amapabusca.com.br/) aborda:

(ainda aguardo alguma informação de quem souber algo - Janete Santos)

Incêndio devasta portal de entrada do Parque do Tumucumaque


Thomé D’ Azevedo


Um foco de incêndio próximo à área urbana da Serra do Navio deixou a população do município em estado de alerta na tarde da última quarta feira. A prefeita Francimar Santos, logo que foi informada, acionou os funcionários da prefeitura, que se deslocaram para o local na tentativa de acabar com o foco. Não conseguindo, pediu ajuda à direção da Mineradora Pedra Branca do Amapari. A partir daí, uma ação conjunta foi formada pelos funcionários municipais, da mineradora e dos moradores da vila para minimizar os prejuízos causados à floresta com o incêndio.
Gilson Torres, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, acionou a Defesa Civil através do coronel Duarte, que se prontificou de imediato em acionar o comando geral, que mandou a equipe que está atuando no local.
Os funcionários da prefeitura e da MPBA se juntaram aos desbravadores e à população e lutaram contra as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros, ontem, por volta das 20h30, sob o comando do capitão Clésio, que imediatamente iniciou o trabalho de combate, indo até ás 12h. Porém, nesta sexta, às 15h, um novo incêndio começou e fugiu do controle do Corpo de Bombeiros, que resolveu acionar o comando solicitando mais 32 homens para ajudar no combate às chamas. O capitão Clésio informou que os indícios apontam para uma ação criminosa, pelo motivo de ter ocorrido em vários pontos diferentes, o que ocasionou um desastre ambiental em uma área circular de aproximadamente 20% da mata que fica na região sul e faz fronteira com o município de Pedra Branca.
A Policia Ambiental de Serra do Navio está investigando baseada em algumas suspeitas. “Nós, do Corpo de Bombeiros, já solicitamos e estaremos recebendo até à tarde de amanhã (1/10) mais 32 militares vindos de Macapá para ajudar no procedimento de combate. Na realidade, como o incêndio já fugiu do controle e é em áreas de difícil acesso - que são montanhas -, o que vamos tentar fazer é ‘plotar’ e ver em que direção esses focos estão indo e colocar equipes pra esperar esses focos e debelá-los nas descidas e encostas dos morros. O outro procedimento seria o uso de aeronaves, mas nós não temos aeronaves que possam combater incêndios desse tipo, que são aviões que combatem incêndios florestais. Então o que nós vamos fazer é usar da nossa criatividade pra diminuir o desastre”, afirmou o capitão Clésio.
Até o momento o Corpo de Bombeiros trabalha na Serra com um efetivo de 23 homens. E só uma perícia poderá dizer qual a origem do incêndio.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui