Usina de Letras
Usina de Letras
43 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Itanhaém: Mulheres de Areia -- 17/04/2011 - 22:28 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Itanhaém, ame-a ou deixe-a... quantas vezes nós, moradores dessa encantadora cidade, já ouvimos isso. Ao conhecer Itanhaém, a cidade da" pedra de canta" (quem sabe com a voz de uma encantadora sereia) o turista se apaixona e escreve aqui, mais um capítulo de sua história de vida. Foi assim com o poeta e professor Raul Christiano, que registrou em poesia o amor em Itanhaém. Assim foi com o amigo Edmur Mesquita, que deu seu primeiro beijo, na adolescência, nas belas praias de Itanhaém. E é assim com as milhares de pessoas que hoje residem (ou frequentemente visitam) nossa cidade... cada um tem sua história, seu momento, suas aventuras em Itanhaém.

Ser itanhaense não é apenas o fato de ter nascido no local... mas sim, também, o fato de ter escolhido aquele local para viver. Nasci em São Paulo, corri o mundo, vivi 15 anos em Londres e de lá retornei direto para Itanhaém... o destino me trouxe para minha terra amada. Uma de minhas primeiras lembranças de Itanhaém foi da gravação da telenovela "O Espantalho", em 1977. Poucas pessoas sabem que nossa cidade foi palco dessa telenovela, lembram-se apenas de mulheres de areia. Eu me lembro, pois vi as gravações atrás da Igreja do Suarão... bons tempos aqueles.

Há muita coisa a ser feita para melhorar a qualidade de vida do itanhaense, nosso turismo ainda é fraco, e existem os mesmos problemas sociais de outras cidades. Mas mesmo assim, amamos Itanhaém.

Nestes seus 479 anos de fundação, deixo registrado meu amor pela cidade. Essa cidade que foi cenário também de uma das mais famosas telenovelas brasileiras: Mulheres de Areia.


A telenovela "Mulheres de Areia" conta a estória do jovem Marcos Assunção que retorna a Itanhaém para ajudar nos negócios da família e se apaixona pela meiga Ruth, filha de pescadores, mas acaba casando-se com Rachel, a ambiciosa e maquiavélica irmã de Ruth. O doente mental Tonho da Lua, famoso por esculpir mulheres nas areias da praia e protegido de Ruth é outro personagem que encantou os telespectadores e, em especial, o povo de Itanhaém.

Escrita por Ivani Ribeiro, a novela filmada em Itanhaém foi originalmente ao ar de março de 1973 a fevereiro de 1974, exibida pela extinta Rede Tupi e em 1993, a Globo fez um remake (dessa vez não filmado em Itanhaém). Participaram do elenco original filmado em Itanhaém artistas de grande porte no cenário artístico nacional, como Eva Wilma, Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri, António Fagundes e Rolando Boldrim.

O autor das esculturas de areia que deram nome à novela foi Serafim Gonzales e o mesmo deixou uma estátua como lembrança para a cidade de Itanhaém, onde eram gravadas as cenas externa. Essa estátua é ainda hoje uma das grandes atrações da cidade e pode ser encontrada na Praia dos Pescadores, próxima à Praia dos Sonhos.

Em seus 479 anos de história, com suas mulheres de areia, seu povo de garra e suas praias de sonhos, a parabenizo Itanhaém, minha bela cidade da pedra que canta (e encanta) !


©Marc Fortuna (Lord Fortuna of Lancaster), 17/04/2011
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui