Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Release do livro Poesia Animal -- 05/07/2003 - 01:07 (Paulo Robson de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIVRO APRESENTA POESIAS SOBRE ANIMAIS



Obra aborda os animais poeticamente e mostra que poesia é uma forma de tornar a ciência mais acessível



Durante a Semana do Meio Ambiente foi lançado em Campo Grande/MS o livro Poesia Animal (Sterna Edições Ambientais e Editora UFMS), de autoria dos biólogos e poetas Paulo Robson de Souza e Sidnei Olívio.

A obra aborda os animais poeticamente e mostra que poesia é uma forma de tornar a ciência mais acessível. Os poemas trazem uma série de informações sobre a biologia dos bichos, que podem ser aproveitadas no ensino de biologia e em atividades de educação ambiental. "Nós que trabalhamos com ciência e ensino de biologia entendemos que a técnica do verso é também uma forma interessante de traduzir o conhecimento científico para uma linguagem mais acessível", explica Paulo Robson. Para ajudar ainda mais no conhecimento dos animais e das suas relações com o meio foram inseridas notas técnicas para facilitar a compreensão de alguns termos e conceitos utilizados nos poemas e tornar a releitura dos poemas e do ambiente natural mais rica de significados. A intenção é que estas notas possam despertar no leitor a vontade de pesquisar mais sobre o assunto.

Os autores garantem que não estão preocupados meramente com o valor poético ou estético de seus versos, mas querem mostrar também que "a poesia está em todo o lugar, e só saber extraí-la", explica Sidnei. A leitura é indicada para todas as idades e as informações científicas embutidas nos poemas também têm um apelo ambientalista, já que alertam para problemas ambientais do planeta.

O livro é subdividido em três seções, agrupando poemas que dão ênfase às características do animal, à dependência do local onde vivem e às relações entre as espécies e o meio, formando a teia da vida onde todos estamos inseridos. Duas faces compõem a obra: dorsal, no qual estão as poesias de Paulo Robson de Souza e ventral, para as poesias de Sidnei Olívio. Os poemas diferenciam-se pela forma e escolha dos bichos: enquanto Paulo se aproxima da narrativa popular representada pela literatura de cordel, Sidnei utiliza versos livres que flertam com o concretismo. A escolha dos animais também tem particularidades: na maioria de seus poemas Sidnei se concentra nos insetos, já que trabalha com a pesquisa destes animais; já Paulo Robson aborda, na maioria das vezes, os animais do Pantanal como a arara-azul, o dourado e um periquito que só existe na Serra da Bodoquena.

A obra está sendo vendida a R$ 21,00 e pode ser encontrada na Sterna Edições Ambientais pelo telefone (67) 387 43 91 ou (67) 935 0203 e na Livraria da UFMS, que fica no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS).



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9983 2004 ou prsouza@nin.ufms.br (Paulo Robson); ou (17) 9702 8684 (Sidnei Olívio).

Sobre os autores:

Paulo Robson de Souza - Natural de Vitória da Conquista (BA). Por muito tempo morou em Linhares, Vitória (ES) e Piracicaba (SP). Reside em Campo Grande (MS) desde 97. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Agronomia pela ESALQ/USP (Microbiologia do Solo) e professor de Prática de Ensino de Ciências e de Biologia da Universidade Federal de MS. Autor do jogo educativo Vertebrados no Pantanal (1998), do livro interativo A Casa dos Animais (2000, OAK) e co-autor de Nos Jardins Submersos da Bodoquena (1999, FNMA/Ecoa/Editora UFMS), dentre outros.



Sidnei Olívio - Natural de São José do Rio Preto, SP. Biólogo, exerce a função de Auxiliar Acadêmico do Departamento de Zoologia e Botânica do IBILCE-UNESP, desde 1985, atuando principalmente na área de invertebrados. Tem poemas e contos publicados em www.usinadeletras.com.br, um livro de poesias editado em co-autoria (Zoopoesia, 1999, Ed. Ro-pretense) e outro de contos, editado em co-autoria (Mutações, 2002, Ed. Scortecci). Participou ainda de mais treze livros de coletânea, sendo os principais Leituras de Brasil, 2001 (Ed. da UNESP) e Petali d´Infinito (Accademia Internazionale II Convivio, Itália, 2002).



Yara Medeiros - jornalista - DRT/MS 019

Fone (67) 324 3230

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui