Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta ao Prof. Paulo Augusto -- 10/10/2005 - 09:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezado professor Paulo Augusto.

Recebi seu artigo "o verdadeiro compromisso do politico“. Guardei suas opiniões a respeito da atuação Presidente Juscelino e a respeito da Academia Militar das Agulhas Negras. Darei a V. Sa. meu ponto de vista como cidadão brasileiro situado na classe média baixa da sociedade brasileira.

O Brasil havia iniciado uma incipiente industria automobilistica com a construção do caminhão FNM que um amigo meu adquiriu e me dizia ser de excelente qualidade, muito resistente. Lembro também do nosso carro de passeio “ Gurgael “ materialização do sonho de um engenheiro brasileiro, Dr. Gurgel. A implantação da industria automobilistica baseada nas multinacionais gerou o fechamento de nossa fabrica FNM e a falência da fábrica do Gurgel. Sempre foi negada ajuda financeira para defender a industria nacional Juscelino montou uma parque industrial dependente de tecnologia e materias primas externas ao mercado brasileiro , desenvolvendo uma economia periférica de expotação do parque industrial automobilistico e destruiu a capacidade do empresário brasileiro concorrer com os acionistas das transnacionais do automóvel.

Para mim ele inviabializou o desenvolvimento tecnológico do Brasil no setor automobilistico. Assim, a demanda por tecnologia em nosso pais é ínfima, em consequência de a industria estar sob controle de empresas transnacionais , e estas empregam tecnologia desenvolvidas no local onde estão suas matrizes.

Esta política economica absurda que nos faz ser um pais periférico e subserviente a interesses estrangeiros tem sido mantida pelos governos brasileiros. Haja vista os convites de nossas autoridades financeiras para que capitais estrangeiros venham ao Brasil para auferirem ganhos com que jamais sonharam em outras partes do mundo.

A taxa SELIC beira 20% aa e com 15% aa em termos reais, ela é um múltiplo INDECOROSO das taxas de títulos públicos dos outros países que não o nosso.

Assim, constato uma grande propagação da miséria de nosso povo. E é tão radical esta politica de expansão da miseria que , mesmo com a taxa de câmbio supervalorizada , a falta de DEMANDA interna viabiliza o incremento das VENDAS EXTERNAS e limita o crescimento das importções.

E assim continua a andar a miseravel sociedade brasileira onde somente 45 milhões dos 180 milhões de brasileiros estão verdadeiramente aptos a ler. Em outras palavras isto significa que 135 milhões de brasileiros estão INAPTOS ao exercicio da cidadania já que não sabendo ler perderam o requisito básico para exercerem a cidadania.

Passarei a comentar a respeito de sua opinião sobre Agulhas Negras. Sua opinião revela a ausência de uma mentalidade de defesa do território que herdamos de nossos antepassados. Os analfabetos que o senhor afirma sairem da Academia das Agulhas Negras são os que integram hoje a única estrutura nacional que ocupa e defende a Amazônia, que ajuda a preservar a floresta, que absorve os indios em batalhões destinados à defesa da Amazonia, uma vez que antes de serem indios são brasileiros, que estão presentes em toda extensão dos Estados brasileiros, Norte a Sul, Leste a Oeste, preparando brasileiros para servirem à sociedade pela aprendizagem de diversas haabilidades profissionais. São jovens recrutas que se iniciam na aprendizagem da disciplina que os conduzirão ao respeito às leis e à autoridade consituida legitimamente.

Existe consciência de cidadania naquele que reconhece a impossibilidade de um ESTADO SOBERANO SEM A EXISTÊNCIA DE UMA Força Armada flexivel, equipada e apta para defender o território nacional. Todos as Nações ricas e poderosas se orgulham de possuirem uma Força Armada; que preserve sua história e suas tradições.

Somente os apatridas estão felizes com a desnacionalização de nossa economia, com a DIVIDA impagavel que possuimos e que nos põe de joelhos, subservientes e perifericos quando temos uma juventude escravizada sem possibilidade de encontrarem empregos e professores sem opções de melhores ganhos para desenvolverem seus projetos de Mestres.

Espero que o senhor reveja suas opiniões com uma profunda pesquisa a respeito dos centros de ensino das forças armadas.

Saudações

Mariz Severino Filho





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui