Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os dilemas da reforma da Previdência -- 03/07/2003 - 02:34 (Clésio - Projeto 20 - Crônicas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os dilemas da reforma da Previdência



A reforma da Previdência é fundamental. Ou é feita ou o sistema previdenciário, afundado em lamentáveis condições há anos, simplesmente quebra. Ninguém é contra a iniciativa de mudanças. Mas... Sempre há um mas. Mas ninguém quer pagar a conta. É sempre assim.



Os sonegadores precisam ser pegos. Contudo, é prudente fazer profundas alterações, contando com dinheiro em mãos de quem dele se apoderou indevidamente? Creio que não. Seria como deixar de construir presídios, esperando que as autoridades policiais e judiciárias acabassem com o crime. Por mais disposição, responsabilidade e competência que tenham - e têm! -, não dá!



Exigir mais de quem trabalha e, no fim do mês, fica devendo, QUANDO AINDA TEM CRÉDITO? De jeito nenhum! A menos que se queira mata de fome a maioria dos brasileiros. Não é o que o governo quer certamente. Incluir no sistema previdenciário os milhões de trabalhadores da economia informal? É um caminho! Mas essa medida diz respeito à Previdência Social.



Então restaram os aposentados. Dentre eles, foi escolhida a parcela melhor remunerada ao longo da vida profissional e que hoje recebe proventos mais elevados. É justo? Não. É constitucional? Não. Abre precedente perigoso à própria democracia? Abre. E aí? Qual a saída?



É perigoso à democracia em tese. Depois de renegar a História do próprio PT e aliar-se a tantos partidos democráticos, Lula comprometeria a nova História de seu partido para tentar o impossível e inaceitável? Nunca. E quanto aos aspectos de justiça (do ponto de vista social) e de constitucionalidade?



Bom, o jogo é inconstitucional - e a CEF o promove. Contrabando é crime e camelô faz concorrência desleal - e onde não há camelô e o de onde vêm os produtos que vendem, senão do Paraguai ilegalmente? Toda criança com mais de 7 anos deveria estar na Escola. Estão todas? O acesso à saúde deve ser garantido pelo governo. Sempre garantiu? Quantas fontes de recolhimento de recursos para conservação de estradas há? As estradas estão conservadas, transitáveis?



Não se pode ferir direito adquirido? Não. De jeito nenhum. Mas e os milhares que morrem por falta de assistência médica, prestação de serviço obrigatório e gratuito, segundo a lei? A assistência médica não é direito adquirido? Então, sem invocar idéias socialistas ou comunistas ultrapassadas, que se tire de quem tem mais para ajudar quem nada tem. Ou o direito adquirido só vale para quem tem muito por causa dos seus méritos etc e tal?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui