Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SomosTodos Servidores! -- 01/07/2003 - 09:30 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Somos todos servidores!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

José Maria de Almeida - Zé Maria



Os servidores federais entrarão em greve por tempo indeterminado contra a reforma da previdência e pela retirada da PEC 40, a partir do próximo dia 8 de julho. Essa é uma greve que tem importância histórica.



Esse enfrentamento contra o projeto do FMI, contra a privatização da Previdência Pública e em defesa de conquistas e direitos históricos da classe trabalhadora, diz respeito a todos trabalhadores e não apenas aos servidores. Trata-se de derrotar um projeto mundial dos capitalistas, que visa fazer retroceder as condições de vida do povo e da classe trabalhadora ao século XIX, em termos de direitos sociais e trabalhistas.



É lamentável, que seja um governo – dirigido por uma partido que nasceu do seio da classe – a pilotar esse ataque da burguesia e do imperialismo.



Os parlamentares que se reivindicam de esquerda devem rejeitar essa reforma e apoiar incondicionalmente luta dos servidores.



Um desafio do movimento é unir as três esferas do funcionalismo nessa luta e juntos ganharem as ruas. E a tarefa de todos os sindicatos, da CUT, da UNE, entidades populares, estudantis e dos movimentos sociais é cercar de solidariedade ativa esta greve.



A campanha contra a reforma e em apoio à greve deve chegar em cada local de trabalho, estudo, moradia. Como na Campanha contra a ALCA no ano passado, devemos explicar a todo o povo o conteúdo dessa "reforma": realizar palestras, debates, distribuir milhões de boletins. Aliás, esta reforma é parte das negociações e exigências tanto do FMI, como da ALCA.



Apesar da campanha da mídia e do governo, podemos vencer essa batalha. Para isso, entretanto, todos os lutadores e ativistas combativos desse país precisam entrar em campo junto com o funcionalismo. O PSTU colocará toda sua força militante ao serviço do apoio à greve e da campanha contra a reforma.



Todo apoio à greve do funcionalismo!



=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Dia 8 de julho é greve!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Rogério Marzola, diretor da Fasubra



A Plenária Nacional dos Servidores Federais no dia 14 de junho decidiu deflagar dia 8 de julho a greve nacional por tempo indeterminado. Com 355 delegados representando 800 mil servidores, esta foi uma das maiores e mais radicalizadas plenárias



A data de julho foi escolhida devido à decisão do governo de convocar extraordinariamente o Congresso Nacional para acelerar a reforma, reduzindo o recesso de 30 de junho a 10 de julho.



A principal polêmica, entretanto, foi sobre a apresentação ou não de emendas ao Projeto de Emenda Constitucional 40. A imensa maioria dos delegados e entidades do funcionalismo se posicionaram contra as emendas. Votaram ir à greve contra a reforma da Previdência e pela retirada da PEC 40.



CUT foi vaiada de novo.



A representante da CUT nacional, Denize, militante da CNTSS e da Articulação Sindical, na apresentação do informe do Concut, foi vaiada intensamente pelo conjunto da plenária dos SPFs, principalmente quando tentou fazer a defesa das emendas à PEC 40. Ela teve a fala interrompida várias vezes pelo plenário que, de pé, gritava "Sou de luta, sou radical, essa reforma é do Banco Mundial".



Pela retirada da PEC 40.



A plenária definiu como eixo de luta a exigência de retirada da PEC 40, rejeitando a proposta da Central Única dos Trabalhadores de apresentar alterações à PEC. A deliberação demarca claramente a divergência com a maioria da CUT. A concepção de reforma da Previdência adotada no último Concut que, a pretexto de "ampliar direitos", cede à lógica da privatização da Previdência foi a grande derrotada na plenária dos servidores.



O entendimento das entidades é que o projeto do governo não é uma "reforma" da Previdência, mas uma supressão de direitos dos servidores, conquistados em anos de luta.



Preparando a greve,



No dia 26 de junho, os servidores realizarão um Dia Nacional de Luta, com manifestações nos estados e paralisações. Os fiscais da Receita Federal, por exemplo, irão parar nos dias 25 e 26 e se somarão aos atos do dia 26.



As universidades federais realizaram assembléias de base na maioria dos campi e votaram a greve.



A construção da greve pela base, a unificação das três esferas do funcionalismo na luta e uma forte campanha junto à população contra a reforma e pelo apoio à greve deve ser o centro de atividade do movimento sindical, popular e estudantil.



Unir as três esferas.



A construção de ações de rua unificadas são muito importantes. É fundamental que, especialmente os professores (as) estaduais e municipais que têm férias em julho – quando os federais já estarão em plena greve e a reforma estará em plena tramitação no Congresso, salvo se a convocação extraordinária for derrotada – busquem construir desde agora uma forte campanha na base e junto à população contra a reforma e se somar aos federais em ações de rua, como no próximo dia 26.



Desde já é preciso também construir conscientemente um calendário que garanta a convergência de todos na luta em agosto.



Campanha junto à população.



É preciso e possível disputar e ganhar a consciência da população contra a reforma e em apoio à greve dos servidores, apesar da campanha mentirosa do governo e da mídia. Para isso, cada ativista, movimento e entidade combativa desse país precisa entrar em campanha contra a reforma, esclarecendo os trabalhadores e o povo sobre seu conteúdo.



As entidades dos funcionalismo devem ajudar a produzir materiais que possam ser trabalhados por todos os setores. Os sindicatos de trabalhadores do setor privado, entidades estudantis e demais movimentos populares devem usar seus boletins para explicar essa reforma e chamar o apoio à greve.



Em vários estados, estão sendo realizadas palestras em escolas, sindicatos, locais de trabalho ou moradia, que têm atraído centenas de pessoas. É preciso buscar formar comitês contra a reforma onde for possível.



Nesse sentido, São Paulo deu um bom exemplo. O Fórum em Defesa da Previdência Pública acabou de imprimir 1 milhão de jornais, que – à exemplo do que foi feito na campanha contra a ALCA em 2002 – será distribuído massivamente em fábricas, bancos, escolas, paróquias e locais de concentração popular.



Em São José dos Campos (SP), a campanha e esclarecimento do Sindicato dos Metalúrgicos junto à sua base já surtiu efeito. Na General Motors, os trabalhadores em assembléia massiva se posicionaram contra a reforma e certamente serão um bastião de apoio à greve.



Quem votar na reforma vai para o poste.



Os servidores vão colocar no poste o rosto dos deputados que votarem a favor da reforma. Já começaram colocando as caras dos que aprovaram o texto do governo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Essa tradicional forma de pressão do funcionalismo sobre o Congresso surte efeito.



Junto com a greve, as manifestações de rua e a campanha junto à população; as assembléias dos servidores devem votar nas assembléias a exigência de que todos os deputados rejeitem e votem contra a reforma.



Aliás, aqueles que defendem "emendas" a essa reforma têm uma contradição. Antes de ir a voto destaques e emendas, o Congresso terá que votar sim ou não à PEC 40. E daí, aqueles que dizem que a reforma "como está não dá", mas que "emendada pode dar"?



Vão votar sim ou não? Os que votarem sim devem ir para o poste.

.





-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Esta é o Boletim Eletrônico [PSTU]



Divulgamos artigos e textos assinados, os quais refletem a opinião de seus autores, visando instigar o debate de temas de interesse da classe trabalhadora. Neste espaço também divulgaremos as posições oficiais do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU.



Contribua para que o Partido consiga furar a censura da mídia burguesa, reenviando o Boletim aos seus contatos e imprimindo-o para seus amigos e colegas de estudo e trabalho! Envie-nos, também, os endereços eletrônicos de quem quiser receber o Boletim Eletrônico [PSTU]!



Quem quiser assinar o Boletim Eletrônico [PSTU] deve enviar um e-mail em branco para assinar-pstu@grupos.com.br.



Quem quiser parar de receber o Boletim, deve enviar um e-mail em branco para cancelar-pstu@grupos.com.br Mas atenção: o endereço do remetente deverá ser o mesmo que o está recebendo.



Quem quiser entrar em contato conosco, não responda essa mensagem ao remetente, pois o sistema irá rejeitar sua carta. O endereço para entrar em contato conosco é circular@pstu.org.br



Visite o portal do PSTU: www.pstu.org.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=









cancelar assinatura - página do grupo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui