Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
116 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 57032 )
Cartas ( 21169)
Contos (12596)
Cordel (10075)
Crônicas (22194)
Discursos (3134)
Ensaios - (8999)
Erótico (13394)
Frases (43630)
Humor (18451)
Infantil (3772)
Infanto Juvenil (2683)
Letras de Música (5470)
Peça de Teatro (1316)
Poesias (138226)
Redação (2924)
Roteiro de Filme ou Novela (1055)
Teses / Monologos (2400)
Textos Jurídicos (1925)
Textos Religiosos/Sermões (4849)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO. OU NÃO? -- 01/07/2003 - 09:14 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO. OU NÃO?



PARA ALGUNS CRENTES:

“Para mim só existe uma verdade: Deus. Ou como queira mos chamá-lo. Ele foi muito bom e misericordioso ao nos conceder o livre arbítrio. Com o poder que tem, poderia, como faz qualquer ditador, impor a sua vontade. Mas não. Deus, na verdade quer que todos nós tenhamos responsabilidade pelos nossos atos. Liberdade, inclusive, para contestá-lo. Isto quer dizer que ele nos deixou livres para escolher nossos caminhos. ..



“Um homem não é um pedaço de matéria orgânica. Tem inteligência e vontade.Tem o poder, tem a capacidade de pensar, em si mesmo, no mundo e na vida, e de tomar posição. De decidir. À cada amanhecer. Por isso, para ser coerente consigo mesmo,isto é, autêntico, deve pensar, esforçar-se por entender o sentido da vida, deve orientar consciente e livremente os rumos que a razão lhe indicar” (Domingos Oliveira Medeiros, “O Baú de Carlos Pompe”).



PARA O ESCRITOR BÍBLICO:

“...eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade” (Isaías, 46: 9, 10).

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. (Isaías, 45: 7).

“E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Daniel, 4: 35).

“Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés” (Josué, 11: 20).



Conclusão: O homem atual crê que seu deus lhe deu o livre arbítrio; o escritor bíblico cria que dos fatos e fenômenos até o desejo e as ações dos homens, tudo procedia do plano do deus todo-poderoso, para quem “os moradores da terra são reputados em nada”.



Para mais detalhes sobre deus, veja também DEUS, A PERSONAGEM MAIS CONFUSA DE TODOS OS TEMPOS



Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui