Usina de Letras
Usina de Letras
208 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO. OU NÃO? -- 01/07/2003 - 09:14 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO. OU NÃO?



PARA ALGUNS CRENTES:

“Para mim só existe uma verdade: Deus. Ou como queira mos chamá-lo. Ele foi muito bom e misericordioso ao nos conceder o livre arbítrio. Com o poder que tem, poderia, como faz qualquer ditador, impor a sua vontade. Mas não. Deus, na verdade quer que todos nós tenhamos responsabilidade pelos nossos atos. Liberdade, inclusive, para contestá-lo. Isto quer dizer que ele nos deixou livres para escolher nossos caminhos. ..



“Um homem não é um pedaço de matéria orgânica. Tem inteligência e vontade.Tem o poder, tem a capacidade de pensar, em si mesmo, no mundo e na vida, e de tomar posição. De decidir. À cada amanhecer. Por isso, para ser coerente consigo mesmo,isto é, autêntico, deve pensar, esforçar-se por entender o sentido da vida, deve orientar consciente e livremente os rumos que a razão lhe indicar” (Domingos Oliveira Medeiros, “O Baú de Carlos Pompe”).



PARA O ESCRITOR BÍBLICO:

“...eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade” (Isaías, 46: 9, 10).

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. (Isaías, 45: 7).

“E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Daniel, 4: 35).

“Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés” (Josué, 11: 20).



Conclusão: O homem atual crê que seu deus lhe deu o livre arbítrio; o escritor bíblico cria que dos fatos e fenômenos até o desejo e as ações dos homens, tudo procedia do plano do deus todo-poderoso, para quem “os moradores da terra são reputados em nada”.



Para mais detalhes sobre deus, veja também DEUS, A PERSONAGEM MAIS CONFUSA DE TODOS OS TEMPOS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui