Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Trocando de Vício -- 26/06/2003 - 22:44 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Trocando de Vício

(por Domingos Oliveira Medeiros)



O projeto do Executivo que proíbe a propaganda de cigarro em rádios, televisões, jornais e revistas continua gerando polêmica.



Enquanto representantes - de agências publicitárias - argumentam que é inconcebível cercear a liberdade de anúncio de um produto, que é legalmente produzido e vendido no país, ferindo a liberdade de expressão comercial, do lado do governo tal liberdade não poderia sobrepor-se ao direito à verdade do cidadão, que vem sendo bombardeado por farta propaganda enganosa, quando associa o vício de fumar à vida saudável dos esportistas.



Ao meu ver, o que deveria ser objeto de preocupação é a previsão, do Ministério da Saúde, de que 15 milhões de brasileiros, em futuro próximo, morrerão ou ficarão doentes por causa do fumo.



Proibir a produção e venda de cigarros seria a solução ética e lógica do problema. E não ficar de olho nos impostos que, afinal de contas, jamais cobrirão os gastos com prevenção, tratamento e enterro dos fumantes.



Afinal de contas, o Ministério da Saúde não pode restringir-se a dar conselhos e a fazer alertas do tipo “o cigarro faz mal à saúde. Se o ministério foi criado para cuidar da saúde, é de se esperar que,diante de um mal tão patente, ele tenha coragem para recomendar a proibição da fabricação e venda do produto. E quando alguém refutar, dizendo que milhares de trabalhadores perderão seus empregos, é só argumentar enfatizando que é melhor perder empregos do que milhares de trabalhadores morrerem dos inúmeros males causados pelo fumo. Ou então, sugerir que se procure outra saída: remodelar todo o equipamento industrial, e passar a produzir cigarros para crianças. Calma! Cigarros de chocolate.



Domingos Oliveira Medeiros





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui