Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Mote Explicativo - Novo Testamento -- 12/06/2002 - 21:36 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mote Explicativo
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Sobre a nova série “NOVO TESTAMENTO I, II, III...” que poderá ser iniciada, paralelamente e independentemente da série Gênesis, em andamento.

Fazendo um breve resumo. Sobre o Antigo Testamento. Para que a gente possa de vez. Avivar o pensamento. E falar mais uma vez. Prá dizer nesse momento. Sobre o Velho ou Antigo. E também, falar do novo. Sobre o Novo Testamento. São aqueles dois tratados. Que pelos cristãos são usados. Que estabelecem duas etapas. Da história da relação. De Deus para com seu povo. Desde o inicio da criação. Até a grande união. União da humanidade.

O povo que Deus amou. E por Ele abençoado. A palavra testamento. É palavra que se diz. É palavra afinal. Que significa acordo. Que significa tratado. No dia de hoje, atual. Sinônimo de acordado. Conforme se diz aliança. De Deus e o seu povo.O mais antigo tratado. E também o tratado novo. E assim nós temos na Bíblia. O mais antigo tratado.E o tratado novo. O Antigo foi feito por Deus. Feito por Deus e Moisés. Com as doze tribos de Israel. Conforme está no papel. Papel sagrado da Bíblia. Que fala no Monte Sinai.

Por este tratado se diz. Aquilo que foi falado. Que o Deus de Abraão. E de Isaac e de Jacó. Prometeram ser Patrão. E também seu Protetor. Do povo de Israel. Para tanto a condição. Era que o povo amasse a Deus. E O adorasse como tal. O Único e Verdadeiro. O Criador, o primeiro. A sua Lei final. A Lei que consta dos livros.

São quatro na conta certa. Do Pentateuco ao Deutoronômio. Assim se fez o fundamento. Da existência de Israel. O Tratado de Moisés. E o resto do tratado. Do Antigo Testamento. Conta a fidelidade de Deus. E de Seu grande coração. Em relação ao seu povo. O povo de Israel. Que verdade seja dita. Conforme escreve o profeta. Nem sempre correspondeu. Ao que disse o Criador. E quase sempre acontecia. De ser o povo infiel. A tudo que Deus dizia. Embora o Senhor impusesse. Sempre que necessário. Ao seu povo o castigo. Sempre que merecesse. Sempre que o tratado. Não era observado. E Deus determinava o castigo. Mas ainda assim perdoava. E outra chance lhe dava.

Assim aconteceu com o novo. Com o Novo testamento. O Tratado dos novos tempos. Estabelecido por Jesus. O Jesus de Nazaré. Tratado que conta a história. De esperança e de fé. E também de sofrimento. De morte e ressurreição. Para servir de exemplo. Exemplo de salvação. Exemplo de nova união. Que não foi só de um povo. Mas de toda a humanidade. A nova aliança de Deus. Com o amor e com verdade.

Na condição de ter fé. E de Nele acreditar. Por intermédio de seu filho. O homem de Nazaré. O Cristo o Redentor. Encaminhado por Deus. Feito homem e sofredor. Deus que é Pai e Amor. Pai que é Deus e Senhor. O Senhor de Israel. Assim é o Novo Testamento. Que aqui será abordado. Desde a hora do nascimento. De Jesus o Salvador. Passando pela infância. A sua morte e dor. Até a ressurreição. E a consagração. Da eterna união.

Assim será esta série. A nova série em cordel. A do Novo Testamento. Com base nos quatro evangelhos. Principalmente o de Mateus. E poderá ser consultado. O de São Marcos e São Lucas .E também o de São João. Entre tantos outros livros. Que tratam dos testemunhos. De todo o povo Cristão. Das comunidades da Igreja. Unidos num só coração. Com fé na palavra de Deus. Em perfeita comunhão. E assim completamos o passeio. Pelos escritos da Bíblia. Da crença de todo Cristão. E vai aqui a sugestão. Que ao mesmo tempo em que a gente. Escreve sobre o Gênesis. A série que já começou. Começamos esta nova. A do Novo Testamento. Com base no Evangelho. Que seguirá independente. Com nova numeração. Para quem quiser passear. Pelas ruas do coração. Com o pensamento em Deus. Contar a história de Cristo. Com base no Evangelho. No Evangelho de São Mateus.

DOM 12 jun 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui