Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Mas a gente não ia pra Bangu ? -- 17/08/2001 - 04:34 (Georgina Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A velha tia havia lhe dado um monitor em desuso. O aparelho estava em péssimo estado de conservação...onde diabos ela arruma tanta quinquilharia? Resolveu colocá-lo à venda.

- Sempre há quem queira! - afirmou uma amiga.

Joana estava certa. No mesmo dia da publicação nos classificados de um jornal, o telefone tocou. As especificações foram dadas, o preço combinado e acertado o negócio para o sábado seguinte às quinze horas. Após o almoço, Marcos recebeu um telefonema da amiga, recomendando-lhe alguns cuidados.

- Você vai deixar o rapaz subir? - perguntou.

- Acho que sim... Por que?

- Ah, sei lá! Essa violência toda... Por que você não desce na portaria?

- Mas não vai dar no mesmo? Depois que entrar no prédio...

- Bem...isso é verdade!... Você quer que eu vá até aí? A gente podia combinar alguma coisa... um código... sei lá!

- Como assim?

- Depois que ele chegar, eu dou um tempo e ligo lá pra baixo. Se houver algum problema,você diz uma palavra-chave e eu tomo alguma providência...

O rapaz concordou, ainda que julgando tudo aquilo desnecessário. A espera o obrigaria a ficar em casa e a companhia da amiga tornaria as coisas mais agradáveis. Não contava, no entanto, com o fato de o comprador se atrasar tanto. Foram pra varanda, a impaciência crescendo na tarde fria.

- Pô, Joana, que merda de sábado! Vamos ficar quanto tempo esperando esse cara?

- Olha lá! Tem dois homens do outro lado da rua...Acho que vão atravessar!

Os rapazes vieram em direção ao prédio. Estavam vacilantes e descuidados na aparência. O interfone pôs-se a tocar...

- Puta que pariu!... O negócio tá mesmo estranho! Finge que não tem ninguém em casa! Depois explico que não deu pra esperar...

- Mas o porteiro me viu subir!... Desça e não se esqueça de que o código é falar meu nome errado. Não é melhor levar uma sacola para que possam transportar o monitor? - Joana ponderou.

- Ah, não! É só o que faltava...Deixa eu ir logo!

Após algum tempo decorrido, Joana interfonou pra portaria. Marcos atendeu:

- Marlene! Eu vou subir só pra pegar uma sacola...

As pernas da menina perderam a firmeza. Trêmula, pôs-se a falar sozinha.

- Ah, Meu Deus! Ele me chamou de Marlene... O que é que eu faço agora? Qual é mesmo o telefone da polícia?...

Os dedos tremiam... Precisou discar várias vezes até que a chamada se completasse. A voz estava embargada quando lhe retornaram do outro lado da linha.

- Alô, por favor, preciso de ajuda! Tem ladrão aqui no prédio...Meu amigo está rendido!

- Calma, minha senhora! Qual é o endereço?

Enquanto fornecia os dados, a situação de Joana tornou-se mais grave... A campainha pôs-se a tocar e ante a ausência de resposta, começaram a bater na porta insistentemente.

- Por favor! - disse ao policial que a atendia - já estão aqui na porta!... E agora?... Eles vão...

- Minha senhora! Tenha um pouquinho de paciência... Já mandei uma patrulha pro local e vou pedir mais reforço. Fique na linha! Vá me expondo alguma anormalidade...

Tudo parecia durar uma eternidade... Foi quando Joana escutou:

- Abra! É a polícia!...Pode abrir agora...

A moça encaminhou-se para a porta, sabe-se Deus como...Pelo olho-mágico verificou que os policiais estavam mesmo lá, uns fardados, outros não... A balbúrdia era total e avistou o seu amigo, pálido e assustado, tentando explicar o acontecido.

- Pô, Joana! O que é que você fez? Eu só subi pra pegar uma saco...

- Você falou a senha...

- Mas a senha era pra ser usada se estivesse tudo bem!

- Não! Você entendeu errado... Era pra dizer que você estava em perigo!

- Que é isso!... Não foi assim que...

Os policiais entraram e deram uma vasculhada no apartamento. Eram muitos...Alguns deles,à paisana, pareciam uns rambos, escopetas nas mãos.

- Essas combinações não dão certo!... Vocês conseguem imaginar como a gente vem pra uma operação dessas? A adrenalina fica a mil! Acabamos de descer de um morro...

- Desculpa, vai!... É que eu fiquei nervosa... Realmente foi mancada nossa! Se a gente pudesse voltar atrás... E os rapazes?

Um policial fardado, o mais gorducho deles, disse com ar bonachão:

- Vocês deviam pedir desculpas pros meninos... São pessoas simples e levaram a maior dura...

- É claro! Vou lá embaixo pedir pra eles subirem. Certamente vão querer pouco d água - disse o pretenso vendedor.

- Vocês vão ter que assinar a folha de ocorrência antes da gente ir embora! E vamos ter que apreender a mercadoria...- largou o policial.

Tudo resolvido, os rapazes tentavam se acalmar na cozinha, quando Joana chamou o amigo na sala.

- Ai, que situação! Coitados... Não é melhor levarmos os caras em casa? Afinal...

- Por favor, Joana! Não inventa...

- Mas é injusto isso!...

Foram todos para o carro. O casal de amigos estava constrangido, e não parava de se desculpar...

- Onde é mesmo que vocês moram? - perguntou Marcos ligando a ignição.

- Bangu... - respondeu um deles. Sabem chegar lá?

- Vocês ajudando, a gente consegue! - Joana tentava parecer espirituosa...

A Avenida Brasil parecia cada vez mais longa e escura, a chuva fina encobrindo o para- brisas.

- Onde fica essa porra de lugar chamado Bangu, que não chega nunca? - pensava o motorista.

- Vocês gostam de morar em Bangu? - Joana insistia em parecer simpática...

- Ali praticamente não tem nada... só a igreja que a gente freqüenta.

- Ah, vocês são crentes?

- Nossas famílias são... Somos vizinhos e de tanto elas insistirem pra gente ir aos cultos, acabamos aprendendo alguma coisa... - disse o sujeito próximo à janela esquerda.

- A acreditar em Deus?

- Não! Que viemos do pó e ao pó iremos retornar...

Um frio percorreu a espinha de Marcos e Joana começou a se inquietar. A voz proveniente do banco de trás soava estranha e reticente.Mas não poderia haver perigo, pois a polícia os havia revistado... Foi quando Marcos pensou no momento em que haviam se afastado da cozinha, ele e a amiga, para conversar.

- Quem sabe haviam...

A faca reluziu próximo ao pescoço de Marcos e Joana ainda arriscou outra pergunta imbecil:

- Mas a gente não ia pra Bangu?...



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui