Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Padre Quevedo: Gustave Geley retratou-se! -- 19/06/2003 - 11:56 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








GUSTAVE GELEY: RETRATOU-SE!



Gustave Geley (1868-1924), médico. Não se destacou como sábio em outro ramo da Ciência, mas sim em Metapsíquica. Foi Fundador e Presidente do “Intituto Metapsíquico Internacional” de Paris.



*** Geley é apresentado pelos espíritas como o cientista mais claramente a favor da comunicação dos mortos. Apresentam-no inclusive como um modelo a seguir pelos parapsicólogos céticos. Não há dúvida de que Geley inicialmente foi espírita, e assim se mostra sem ambages no seu primeiro livro, onde apresenta uma visão geral do espiritismo. (GELEY, Gustave: Essai de Revue Générale et d’Interprétation Synthétique Du Spiritisme, Paris, 1897. Tradução por SANTOS, Isidoro Duarte: Resumo da Doutrina Espírita, 2.ª edição, São Paulo, LAKE [Livraria Allan Kardec Editora], 1958)



(...) Mas à medida que foi estudando, Geley foi se afastando cada vez mais de suas idéias espíritas pré-científicas. (...)



(...) no Primeiro Congresso Internacional de Pesquisas Psíquicas, celebrado em Copenhague em 1921, Geley apresenta sua posição três anos antes de sua morte: “Pelo momento, toda prova direta e imediata corre o risco de ser descartada imediatamente pela imensa maioria dos cientistas, inclusive pelos metapsíquicos. Em rigor, dizem, tudo pode se explicar pelas faculdades supranormais (parapsicológicas) do médium. E com efeito, está claro que se reconhecemos as capacidades (do vivo...) não há mais lugar para uma prova certa de identificação espírita. Seria vão, a nosso ver, negar essas realidades (as faculdades dos vivos) e obstinar-se no caminho dessas identificações”. (GELEY, G., sua ponência, em Compte-Rendu... Copenhague, op. cit., (francês), p. 38 – Cfr. Comodamente, MUSSO, José Ricardo: Em los Limites de la Psicologia. Desde el Espiritismo hata la Parapsicología, Buenos Aires, Périplo, 1954, p. 213)



O Dr. Eugéne Osty, que conviveu e trabalhou longos anos com o Dr. Geley, sucedendo-o na Presidência da I.M.I. e que era um dos homens que melhor o conhecia, garante que Geley não só foi duvidando cada vez mais da hipótese espírita à medida em que avançavam os estudos da Metapsíquica, senão também que nos últimos anos de sua vida já abandonara completamente essa hipótese: “A bela inteligência do Dr. Geley, aberta a tudo o que é verdadeiro, acabou por compreender que todos os objetos de estudo metapsíquico são explicados pelos poderes extraordinários dos vivos”. (Révue Métapsychique, 1926)


Fonte: “Palavra de Iahweh”, Oscar González-Quevedo, S.J., 1.ª edição, São Paulo, Loyola, 1993, p. 202 s., volume 5 de “Os Mortos Interferem no Mundo?”.





________________________________________





“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui