Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A irrealidade nossa de cada dia -- 12/04/2001 - 21:22 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A internet e as notícias em tempo real acabam alterando a proporção dos acontecimentos (escàndalos, CPIs, rambos, rombos, roubos, SUDAM e etc.), conferindo-lhes uma certa "irrealidade".

Quem diz isso é a corregedora-geral da União, Anadyr de Mendonça Rodrigues, que assim se candidata, pra valer, a ser malhada como o Judas do ano (a sugestão veio de um leitor do colunista da Folha Zé Simão).

Numa coisa ela tem razão: as somas tungadas são mesmo de uma "irrealidade" quase irrespirável. Estonteantes mesmo. Um cidadão comum não consegue mesmo imaginá-la palpável. Mas alguém a estará apalpando, na "irrealidade" voraz do seu bolso enorme e insaciável.

E ela também tem razão quanto à internet e quanto às notícias em tempo real. Eles podem atrapalhar, e muito, esse núcleo de ficção montado lá em Brasília. Sorte deles. Só 5% da população brasileira tem acesso à rede. E aos livros também. Por enquanto (às vezes, me vejo acometido de um otimismo inexplicável).

Desligar a televisão por quinze minutos, um dia que seja, eu acho, é muito pouco. Inócuo, quase irrelevante.

Que longa "irrealidade" essa que vivemos. Já passa de quinhentos anos.

E, por falar em irrealidades, é do alto das suas não-sobrancelhas que fala a corredora-geral da União. Conhece, na face, os limites que separam a realidade da ficção.

E a gente vai levando a vida no arame, como dizia a marchinha, "sa sa saricando". Os jornais, os meios de comunicação? Meu Deus, que perereco!

E tome televisão. E tome novela.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui