Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Falso como Clinica Aborto "Feto Feliz" ou nota de Duzentos -- 03/07/2010 - 08:50 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Abastecendo na Estação da Quinta , de repente, sou atacado por um acesso de riso.
"O que foi?"
Pergunta a netinha, Maya?
"nada"
Respondo-lhe como, vou explicar-lhe, ela não entenderia mesmo. Eu abara de lembrar o nome de uma clinica de aborto, segundo um dos interpites, do festival de folclore, em Cruz Alta.
"Clinica de Aborto Feto Feliz".
Mas não era só isso o motivo. O motivo maior era associação ao local onde estava abastecendo. Estação da Quinta.
Dizia-se nos bons tempos de Escola Técnica, há bem mais de quarenta anos, Rio Grande ser o município das contradições.
O Povo Novo é na verdade o povoado mais antigo do Município
Capão Seco é um banhado
A Estação da Quinta é a Quarta estação.
A Casa Alegre é uma funerária
A Esquina da Sorte uma lotérica não fica em uma esquina, mas no meio da quadra.
Enquanto lembro isso meus pensamentos remetem-me ao Nordeste do estado, volvidos trinta e novos e, também as suas contradições.
Mario Granetto, ex dono do Hotel Querência, na Avenida Moreira Paz, Vacaria, não é Mario mas, Augusto Graneto filho
Ivo Granetto, seu Irmão, proprietário dos Hotéis Granetto e Pampa, não é Ivo, mas Juvenal Graneto.
Na placa de inauguração do banheiro da praça, consta:
Prefeito Darcy Rech
Vacaria nunca teve um prefeito com esse nome, mas, Otaclio Rech.
Na rua Inácia Vieira existe a famosa bica da lenda:
Quem bebe a água da Bica em Vacaria fica
Em verdade aquela não é a bica. A verdadeira bica era localizada numa barroca da rua Marechal Floriano, atrás da Usina Velha, posteriormente, Gerencia da CEEE. No governo do Prefeito Protasio Guazelli, entre 1965 e 1968, com a urbanização desta rua, a bica seria drenada para o esgoto. Manoel Venàncio Dutra Rocha, manda canaliza-la para o para o pátio da CEEE, e sobre ela constrói uma gruta com cristais tirados do interior do Túnel 14 da viação férrea. Quando Marcus Palombine assume a prefeitura, pelo MDB, quebrando 28 anos de oposição. Resolve ornar a bica, mas como ela não existe recorre-se de outro olho d´agua para tal, colocando inclusive uma placa com uma poesia de Telmo Guelso.
Quando no meu primeiro dia de trabalho em Vacaria, naquela manhã fria de três de abril, vindo do Hotel Na. Sa. Aparecida, descendo pela Ramiro Barcelos, antiga rua do vinagre, eu vi, a direita, no meio da quadra compreendida, entre Dr Flores e Julio de Castilhos uma placa, que dizia mais ou menos assim:
"Neste local, foi encontrada a Na.Sa. da Oliveira padroeira de Vacaria"
Esse terreno baldio foi aproveitado por uma construção. Corridos os anos, para "Honra e Glória" de um Prefeito, decidi-se construir um Memorial a Na Sa. da Oliveira. Como o local não estava mais vago cria-se um outro, em uma outra rua a quatro quadras da li com uma placa de bronze indicando.ser ali o local da aparição da Santa.
Vacaria e Pelotas têm um ponto em comum. Um monumento a incompetência na construção cível. Quando a travessia do Guaíba foi contemplada com uma imponente ponte. A desafiar o tempo sem nem ao menos ficar obsoleta. A travessia do canal São Gonsalo também foi contemplada com uma a qual resistiu pouco mais de uma década. Em Vacaria foi construída, com o mesmo destino, a casa de cultura, "A casa do povo" Tanto em Vacaria como em Pelotas estes dois monumentos permanecem em pé, interditados, agredindo os olhos do contribuinte, pela impunidade de quem os construiu.
Na primeira semana de Vacaria, fui a Lagoa Vermelha acompanhando a turma de construção e manutenção de linhas e redes. O asfalto da Br 285 terminava no trevo de entrada de Lagoa Vermelha. Nós íamos relocar a rede de alta tensão na frente da Corsam onde terminava. Mais tarde fui autor do projeto do prolongamento desta rede, com a finalidade de alimentar o posto de gasolina de Arlindo Fracasso. Duzentos metros antes desse trevo. Nesse dia conheci a, dois quilómetros antes desse trevo, a lagoa origem do nome da cidade, com placa e tudo. Posteriormente veio auxiliar-me nos projetos, um filho de Lagoa Vermelha Waldemar Reichmemn, o qual foi categórico ao afirmar-me que aquela lagoa não passava de uma farsa. Inclusive citava-me o nome do prefeito que mandara atulhar, com a desculpa de evitar a proliferação de mosquitos, a verdadeira lagoa situada próxima ao centro.
Santa Tereza das Missões apresentou em determinada época as seguintes curiosidades:
Uma locomotiva adornando uma Avenida, Santa Tereza nunca teve via Férrea. Conta a lenda que ela foi sequestarada por bando de terezences, para conquistar os vinte quilómetros de via férrea que ligaria Santa Tereza ao resto do Mundo.
Na Frente da Estação Rodoviária tem um avião. Santa Tereza não aeroporto.
O delegado de policia é Jaime Furtado, o Juiz Nelson Gato, o Comandante do batalhão de Policia Militar é comandado pelo Coronel Arlindo Raposo e o Promotor de Justiça, Francisco Ferrão


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui