Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Brasil, um país apaixonado por fu -- 05/06/2010 - 15:45 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Brasil, um país apaixonado por futebol!







2010, para nós brasileiros apaixonados por futebol, está de bola cheia. O país vive a euforia do instante pré-Copa do mundo, com se esperasse algum evento sacrossanto. Não se tem falado noutra coisa nas ruas, que não, acerca da Copa do mundo. O brasileiro é mesmo fanático desse esporte. Essa premissa é axiomática.

Assim a coisa vai! Entre bolas e carnavais, tudo a ver neste país cheio de sons e cores, despovoado de preguiça quando o mote a ser seguido é uma canção de festa futebolística como a que veremos logo mais na África do Sul. Esperar por esse evento valerá a pena. Imagino que será uma festa encantadora. O povo africano é festivo, dançante, acolhedor. A época do Apartheid é página virada. Brancos e negros estarão lado a lado a encherem os espaços dos modernos estádios de futebol construídos para este evento internacional.

Aqui entre nós, sob o cuidado de não transformarmos a alegria do evento em um espetáculo de tristeza, precisamos saber que estarão assistindo aos jogos, envoltos por rara alegria, brasileiros miseráveis e outros aquinhoados. Nesses trinta dias de junho veremos, desde bandeirolas nacionais a ébrios distraídos do tempo e do espaço, como se viver o espetáculo da Copa do Mundo fosse algo de outro planeta habitado por deuses ainda maiores do que os cultivados na atualidade. É carecido cautela. Os excessos serão prejudiciais.

Quando a Seleção Brasileira entra em campo, com ela entra o país inteiro, mergulhado em uma euforia rara de ver-se. É mesmo contagiante a sintonia dos brasileiros com o futebol. Apesar de esperarmos durante os quatro anos, parece que aquele espetáculo que veremos será o primeiro e o último. No campo cabe nossas esperanças, frustrações e fé na vitória. O país para para ver a Seleção Camarinha bailar em campo, levando dentro de si a grande fantasia nacional, raro carnaval, a vontade de tornar-se outra vez a campeã.

Coincidentemente, neste ano de Copa do Mundo, teremos eleições presidenciais. O sucesso de nossa seleção na África poderá, erroneamente, ser vinculado à política partidária e ofertar dividendos desmerecidos a alguns candidatos ao cargo. É bom que não nos deixemos enganar pelo soro da euforia e saibamos separar as duas coisas. No futebol o país estará mais unido do que nas eleições.

E nossas chances, são mesmo grandes? Emoções à parte entrarão em campo como absolutos favoritos?Claro que não! A cada ano que passa torna-se bem mais difícil ganharmos o campeonato futebolístico internacional. As equipes chegam mais preparadas. Acabou aquele tempo em que os Estados Unidos da América não jogavam um futebol merecedor de admiração e que os times africanos eram de segunda categoria. As seleções que se classificam para um evento como esse, chegam em nível de igualdade. São as melhores equipes do mundo à procura do título mundial.

Finalmente junho chegou e com ele a esperança de ganharmos mais uma vez o Campeonato Mundial de Futebol. O técnico Dunga iniciou seu trabalho desacreditado de boa parte da população brasileira. Hoje, acredito-me, possui melhor aceitação e fez um trabalho corajoso e merecedor de respeito. Aguardemos os resultados. A grande corrente nacional de torcida o ajudará na difícil empreitada de ser o campeão absoluto na África do Sul. Tomara que tudo corra bem para o nosso lado e que tenhamos o sucesso que desejamos, mas, sem jamais deixarmos de entender que nós não somos os únicos com essa possibilidade. As Seleções que por lá estão, lutarão com condições de galgarem o mesmo objetivo que nós brasileiros desejamos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui