Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->UM IRÔNICO NO PARAÍSO? -- 25/11/2003 - 14:06 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM IRÔNICO NO PARAÍSO?

Já percebi que as pessoas mostram indiferença quando ouvem falar do paraíso. Algumas até que dão um pouco de atenção, mas tratam o assunto digamos com uma certa zombaria... Percebo que ouvem mais ou menos como um conto de fada ou uma história da carochinha... Quando dizemos que estamos falando sério, as pessoas nos olham com um olhar estranho de quem espera que digamos que estamos brincando...
Eu entendo perfeitamente isso, porque quem mais fala de paraíso é justamente quem jamais entrou ou entrará nele. São todos aqueles que vendem uma paz que jamais experimentaram, e falam de um amor que nem sabe o que é... Resumindo são escravos que vendem liberdade, doentes que vendem saúde, mentirosos que vendem a verdade... Vendem mesmo porque se quiser o que eles oferecem precisa pagar. Sim, pagar... Mas deixa pra lá porque o nosso assunto é outro.
Bem, e nós não podemos fazer nada, porque não tem mesmo como comprovar que o paraíso existe... Porque ele não é um lugar geográfico. Isso... Não tem endereço que possamos dizer que é ali... Alguém já disse o seguinte: Por que é que você não leva pra lá uma máquina fotográfica?... Confesso que fiquei sem resposta, e riram da minha cara como quem entope a boca de um mentiroso... Olha só que embaraço!... Um mentiroso do paraíso... O melhor que fazemos numa situação dessas é sair de fininho antes que fique comprovado que estamos mentindo.
Desculpem, sei que soa estranho mesmo para quem não o conhece, porque euzinho mesmo não acreditava em nada disso... E sei que parece mesmo um engano uma pessoa não saber falar nada do lugar de onde é, principalmente se diz, como eu digo, que aqui é um lugar maravilhoso... Daí dizem para que eu explique isso, novamente eu me calo... Então conheço que se passa em seus corações, até com razão que eu minto.
Mas o nosso embaraço está no fato de que quem faz propaganda desse lugar, jamais esteve nele... Como eu disse antes essas pessoas falam que aqui tem muita riqueza e para falar disso compara com aquilo que eles acham que é riqueza... Por isso é que dizem que as ruas do paraíso são de ouro. Mas aqui não existe isso não. Nem ouro, nem nada que as pessoas de fora daqui elegem como valioso... Falam de banquetes e coisas desse tipo, mas eu tenho que desapontar a todo mundo dizendo que aqui comemos a mesma comida (repetidamente) por toda a eternidade.
Nada aqui se compara com o que as pessoas terrenas já viram e ouviram. Como poderemos falar, por exemplo, da paz que gozamos aos que pensam que isso é ausência de conflito?... Como falar da nossa alegria quando eles pensam que ela se manifesta sempre no riso?... Como falar de felicidade aos que pensam que isso depende das circunstâncias que nos cercam?... Como dizer que aqui só existem crianças aos que pensam que estamos falando de idade?... Como falar do que reina aqui aos que pensam em um trono como um lugar onde um rei (geralmente gordo) fica assentado cochilando?
Mas o paraíso existe... Todos já ouviram falar de felicidade, e não há quem não queira ser feliz. Até o diabo quer, e se opõe a Deus pensando que esse é o caminho da felicidade... Mas não existe felicidade fora do paraíso... Não há nenhum sonho bom, nenhuma manifestação de amor, nenhuma alma que goze a não ser no paraíso. Aqui não há ninguém descansando em nuvens brancas simplesmente porque não há cansaço no paraíso. Não há mesas de banquetes postas simplesmente porque não existe fome no paraíso... Não existe remédio simplesmente porque no paraíso não existe doença...
Fico pensando, desculpe, que é que um religioso faria se sua igreja fosse transformada de repente em um paraíso?... E dou risada de pensar que ele iria se sentir no inferno num lugar onde não tem sofrimento, nem doença, nem pecado, nem agonia, ou qualquer perturbação... Que é que ele iria fazer em um lugar onde não tem nenhum valor nem dinheiro, nem sentimentos passageiros, e onde “não se casa nem se dá em casamento”, como disse um dos nossos irmãos?... Que é que ele iria pregar no paraíso?... Talvez seja por isso mesmo que eu jamais encontrei um deles por aqui...
Alias, tenho que confessar que não entendo como uma pessoa irônica como eu veio parar aqui...

*
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui