Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MINEIRICE -- 21/05/2010 - 12:03 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A correria, o atropelo, a loucura desvairada dos dias de hoje, seja no trabalho, no transito, nas compras, na academia no lazer, parece até que só se pensa em correr atrás do tempo perdido, do prejuízo acumulado, da fortuna que não vem, dos credores dos devedores, dos problemas dos filhos das contas vencidas, mal perdemos um tempinho para olhar para nossa fisionomia, para nossa velhice que vem chegando, para os primeiros cabelos brancos surgindo, para a puberdade de nossos filhos para nossa saúde. Um dia desses assistindo um programa de entrevista qualquer de um romancista que é mais lido no exterior que no Brasil, ouvi de sua boca uma palavra que usamos muito e que pouco atentamos pelo seu enorme leque de definições "MINEIRICE", pois eu gastei um pouco do meu tempo, parei e comecei a definir vários aspectos dessa palavra deliciosa de se pronunciar, talvez por eu ser mineiro eu me ative para a grandiosidade definição de MINEIRICE, vai aqui algumas definições de mineirice que consegui me lembrar: Mineirice é, levantar bem cedo para aproveitar mais o dia, é prosear ao pé do fogão de lenha nas manhãs e noites de inverno, é tomar café no bule coado em coador de pano, é enrolar um cigarro de palha e colocar atrás da orelha, é apartar as vacas no curral para ordenhá-las, é ser sempre o primeiro a chegar no eito, é desconfiar do desconfiado, é olhar por baixo do chapéu sorrateiramente, é não deixar de comer seu angu com leite todo dia cedo, é preparar aquele tutu de feijão com couve, é aguar a horta todos os dias no entardecer, é cavalgar léguas e léguas no lombo do burro em pelo, é não dispensar um pão de queijo assado no forno do fogão de lenha, é viver a vida sem pensar no tempo, e para finalizar MINEIRICE é andar sem Ter pressa de chegar, pitar um cigarro de Palha até acabar, pegar os trem na cuia e colocar no Picuá, chamar o cão perdigueiro e sair para o campo caçar, Nhambu, Codorna e Preá.
Seria muito bom muito bom mesmo se todos os estressados, os atropelados, os encanados que hoje vivem correndo contra o relógio, pudessem e tivessem um tempinho para parar e pensar nessas poucas definições de Mineirice, certamente e com certeza viveriam com muito menos atropelo, afinal quem faz o tempo somos nós, somente nós podemos administrá-lo, procure aplicar no seu dia dia apenas uma das definições de Mineirice, você vai ver como sua vida vai mudar.



Autor: Antonio José Laurindo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui