Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O que é a Amizade ??? -- 17/05/2010 - 14:52 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE É A AMIZADE ???


Se pensarmos friamente, podemos dizer que a amizade é uma simples relação afetiva entre duas pessoas que manifestam seus sentimentos sem características romànticas ou interesses sexuais.

Mas, acredito que amizade vai bem além, pois ela envolve um relacionamento que contém o conhecimento mútuo e a afeição, além de contar obrigatoriamente com a presença da lealdade e do altruísmo.

É certo que a amizade não está presente somente nas relações de pessoas apaixonadas, pois ela pode ser vista no convívio entre pais e filhos, entre irmãos, entre os demais familiares, entre animais de estimação e seus donos, no dia-a-dia com colegas de trabalho, vizinhos, e até mesmo entre pessoas que nunca se encontraram pessoalmente, mas que convivem a distancia, por exemplo, pela internet.

Às vezes existem pessoas queridas que chamamos de "amigos do peito", que são aqueles que creditamos ser mais próximos a nós do que muitos familiares e cónjuges. Essas pessoas que consideramos tanto funcionam como nossos confidentes e são a quem recorremos em momentos especiais para abrir nossos corações, contando-lhes segredos íntimos. É certo que poucas pessoas adquirem esse status de "amigos do peito", pois para isso é preciso atingir um patamar de amizade onde existe muita confiança e fidelidade.

Geralmente, as melhores amizades se formam quando duas ou mais pessoas têm interesses parecidos e demonstram um senso de cooperação conjunto. Mas, às vezes isso ocorre ao contrário, pois nem sempre somos amigos de pessoas parecidas. Pare para lembrar e você verá que tem e já teve muitos amigos que são totalmente diferentes de você. É até engraçado, mas em alguns casos temos amigos que se interessam por coisas extremamente diferentes daquilo que nós consideramos importantes, contudo em geral estabelecemos com essas pessoas uma amizade saudável porque gostamos de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de nossa preferência. É aí que entra a reflexão de que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Os amigos são aquelas pessoas com quem adoramos partilhar nossas alegrias e não nos envergonhamos de dividir nossas tristezas e desilusões.

Os amigos evitam ser sufocantes, pois eles sabem respeitar nossos direitos e limitações. O amigo sábio é aquele que evita sufocar a relação com exigências excessivas e interesses meramente pessoais, pois uma amizade deve ser construída na doação e entrega diária.

Uma amizade saudável não se constrói com cobranças exageradas, nem deixa que a exacerbação dos defeitos sufoque os bons sentimentos. É preciso dividir os bons e maus momentos, sem deixar que a alegria e a satisfação se apaguem nunca.

Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. A amizade não tem preço, por isso não pode ser comprada ou vendida. Não se pode comprar um amigo, pois não há dinheiro, nem ouro e prata suficientes para adquirir um espaço no coração de ninguém. A amizade é um adorno do peito, e esse enfeite da alma não tem preço. Para ter amigos é preciso encarar desafios e querer conquistar a confiança diariamente.

Amizade é como a ação de um bom instrumento musical. Com ela, as pessoas ficam unidas de uma forma única, como notas musicais que se completam harmonicamente formando uma bela melodia. O instrumento só pode produzir belas notas musicais se estiver bem afinado. Assim ocorre entre as pessoas, pois só há amizade verdadeira quando duas pessoas estão em sintonia.

É certo que a pessoa que possui mais amigos é também a mais feliz. Aquela que ao longo da vida coleciona amizades vive momentos de maior satisfação e sua vida é mais plena de sentido.

Acredito que a vida deve ser celebrada com muito entusiasmo. Assim, viver deve ser uma jornada na qual nos empenhamos em somar amigos, experiências e conquistas.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui