Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Insegurança Pública: Adrasteia X Neanderthais! -- 15/05/2010 - 10:38 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Insegurança Pública: Adrasteia X Neanderthais!



Não costumo ficar satisfeito quando, diante da descrença de algum amigo, ouço sem maiores explicações, as metáforas como: " ele tem fome de Deus", acenando para traduzir certa dificuldade vista e posta ao lado, à espera de resolução. Gosto de ir até ela com o intuito de resolver mesmo. O instante que o país atravessa é deveras serio. Estamos no momento exato de engendrarmos alguns ajustes ou, quem sabe, uma significante revolução dos sentimentos.

A violência continua, nas arestas das ruas, imperiosa e astuta. Apresenta-se com a face viva da impunidade, acreditando que é invencível e por cima, obstaculando as ações do Estado que por si só já são pífias. Esse mesmo Estado, apesar de constitucionalmente ser forte e autorizado, não possui o pulso necessário para agir com vigor e resolver seus maiores problemas de Segurança Pública. É para la de bom que ele revigore-se e aja com maior zelo por seus cidadãos, coibindo as práticas espúrias de parte da sociedade que escolheu viver as margens da lei, nutrindo a criminalidade.

Aqui no Brasil tem-se matado em proporções epidêmicas. Os bandidos deixaram de usar os velhos e ultrapassados revólveres e passaram a importar para uso os modernos rifles automáticos e outras armas mais. Enquanto eles descobriram o crescimento numérico ativo, nós, pobres cidadãos desarmados legalmente pelo próprio Estado, recuamos numa passividade medrosa. Se há uma febril euforia do lado da bandidagem, no sentido do avanço rumo aos índices da criminalidade, há, no meio de nós, quase apagada, uma vontade sombreada por dias mais seguros, gotejando palidamente. O Estado precisa apresentar-se forte diante de seus comandados para com isso inibir a ação descarada dos elementos que compõem o crime organizado. A casa carece ser vista como protegida e capaz de defender a todos.

Não devemos nos dispor a apenas perdoar os hipócritas de plantão que vivem a anunciar o extermínio desse mal social, mas, cobrarmos das autoridades competentes o maior rigor nas ações do Estado. Os índices escalafobéticos que têm enchido as estatísticas desse crime devem ser excluídos de vez, da vida dos homens de bem. Segurança Pública é um problema fático, bastante serio e que clama por uma solução definitiva.

Neste ano eleitoral, revestido de tanta importància social, já que afinal estaremos escolhendo o mandatário da República, bem que eu gostaria de saber qual o conteúdo dos sonhos do Serra e da Dilma, no tocante a Segurança Pública. O eleitorado ficaria mais bem posicionado em sua escolha e o país lucraria bem mais. Procriar palavras vãs como quase todos do passado faziam, não nos enganará mais. Há um tempo novo com novas carências e novas toleràncias.

A Càmara Federal acabou de aprovar um projeto de lei que impede aos candidatos fichas sujas, aqueles que cometeram crimes dolosos graves, de candidatarem-se aos cargos eletivos. Que bom! Começa assim. O país está infestado dos sabichões de plantão que adoram prognosticar apocalipses. Sabem tudo e nada fazem. Seus conhecimentos são fumarentos demais para se materializarem.

Continuamos, pois, muito vulneráveis, cercados pela bandidagem. Não proclamo nenhuma vingança social, embora me lembre fartamente de Adrasteia, a deusa grega da vingança, como forma de cobrar ao Estado maior empenho nessa área. Espero que nossos cientistas políticos não findem por porem a culpa em nossa ancestralidade, achando que o responsável por esse comportamento espúrio dos nossos bandidos, esteja em nossa herança dos Neanderthais. Só faltava isso agora.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui