Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Começou a corrida presidencial! -- 03/05/2010 - 19:33 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Começou a corrida presidencial!



Ano político, eleições majoritárias, bombardeios de anúncios político-eleitorais. Querem mais? Ainda teremos muitas notícias agradáveis ou não, até que se completem todas as ações eleitorais neste ano de 2010. As águas começaram agora a descer a cachoeira. Vamos ver até onde elas irão.

Parece que a acomodação política até ontem reinante, desfez-se e começa a gerar frutos. Os eleitores serristas anunciam, às gargalhadas, os recentíssimos resultados das pesquisas eleitorais. À frente por seis pontos percentuais de sua mais próxima rival, a ex Ministra Dilma Rouseff, antes mesmo de anunciar a sua candidatura oficial. Um bom começo, mesmo sabendo-se que muita água ainda rolará.

A penumbrada campanha política do candidato a candidato Ciro Gomes, encontra dificuldades inclusive para decolar. Faltam apoios e etc. Difícil demais. Para onde penderá o candidato? Achará a força necessária para prosseguir rumo às eleições presidenciais de outubro próximo?

O que mais nos preocupa é o eleitorado desavisado, vendedor de votos, buscador de ajuda,principalmente à essa época, quando lobos e cordeiros ficam cara a cara.Essa perspectiva leiga dessa parte farta de nosso povo, é o que merece uma atenção redobrada. O acobertamento desses fatos é por demais tedioso, repugnador, diluidor dos princípios democráticos.

O caráter incipiente de toda essa discussão politico-eleitoral deve ser levado a serio. É no seio de todo esse processo de buscas e de acertos que devemos aprimorar nosso voto e escolhermos o mais interessante candidato à baila. Todo mundo tem o direito de equivocar-se na vida, de errar, mesmo, no sentido mais próprio da palavra. Proibitivo é deixar que a acomodação nos ponha em lugar marasmático, onde ponhamos nossos interesses pessoais de molho e no aguardo da hora certa para agirmos em defesa própria. Isso, sim, é pecaminoso demais para ser sustentado. Pode não!

Há os candidatos, fracassados por natureza, que, vêm na própria disposição a litigiosidade de suas proposições, o elo maior de sua motivação política. Suas candidaturas já nascem mortas. Nós os eleitores é que ficamos crucificados diante de suas bestialidades de ações. E a horas tantas é que vamos encontrar em seus discursos, a pura infàmia de seus propósitos mesquinhos. Toda a nossa atenção ainda nos será pouca. Cuidado!

Como já disse certa vez alguém, nada é pesado demais para quem tem asas. É bastante querer voar. E as eleições presidenciais deste ano é uma prova de fogo para todos nós, porque deveremos escolher um candidato comprometido com a verdade, a legitimidade dos propósitos democráticos. Ninguém pode governar sozinho, e, nós, todos nós, seremos responsáveis diretos por essa escolha.

Estaremos escolhendo o candidato que fará a transição entre um país renascido e um outro que já está preparado para crescer. Estaremos escolhendo o planeta do amanhã, onde as questões relacionadas à Ecologia estarão à frente das principais discussões político-sociais. Não podemos escolher um candidato de promessas voláteis, mas, um ser comprometido com as legítimas mudanças sócias defendidas por gregos e troianos. Educação, Saúde, Segurança Pública, eis três dos mais valiosos eixos desenvolvimentistas que teremos que cobrar do candidato a candidato e do candidato eleito. Quem elegermos, deverá está em sintonia com nossas reivindicações. O futuro Presidente do Brasil deverá ser bem maior do que todos os que já passaram por aqui até hoje. O país é outro, diferente, mais comprometido politicamente com o mundo globalizado. E então, vamos nos prepararmos para as eleições presidenciais? Já é hora para iniciarmos nossas mais profundas discussões acerca dos problemas sociais mais importantes.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui