Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Educação Brasileira: de quem é a culpa ??? -- 09/04/2010 - 17:04 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DE QUEM É A CULPA ???

Recentemente fui atuar como "Amigo" de uma Escola pública e confesso a vocês que tive um choque ao ver que o ambiente escolar dos dias atuais não mudou muito em relação ao meu tempo de estudante, e na verdade até me parece que houve um retrocesso. A impressão que tive é que a Escola parou no tempo, não tendo se atualizado.
Para entender o sentido de minhas palavras apresentarei uma história que presenciei ao longo dos últimos dias durante o trabalho voluntário ajudando professores em aulas de Ciências no Ensino Fundamental.
Num certo dia, a professora chegou entusiasmada para tratar do tema "Saúde e Doenças". Assim, no decorrer da aula, ela foi apresentando algumas doenças e suas causas.
A primeira doença a ser apresentada tinha um nome estranho: o escorbuto.
Vocês sabem como essa doença surge ??? perguntou a professora. E, foi explicando que se tratava de uma hipovitaminose, ou seja, uma doença causada pela deficiência de vitamina C.
Todos os alunos se mostraram apáticos, com exceção de um deles, aqui denominado de Joãozinho, que irrequieto questionou: professora, quantos alunos de nossa escola já tiveram essa doença ???
A professora, sem titubear, explicou: nenhum !!! E, completou, dizendo: essa doença não ocorre mais aqui em nossa região, pois nos dias de hoje muitos alimentos são enriquecidos com vitaminas, e além do mais a merenda escolar, que vocês tanto gostam, é bem variada e supre boa parte das necessidades alimentares diárias de todos vocês. Em seguida, foi tratar de outra doença: o bócio.
Vocês sabem como essa doença surge ??? perguntou novamente a professora. Essa doença surge pela falta de iodo na alimentação, respondeu ela.
Após algumas explicações adicionais, mais uma vez, Joãozinho questionou: professora, quantas crianças de nosso bairro já tiveram essa doença ???
A professora, demonstrando ares de impaciência, respondeu: nenhum !!! E, prosseguindo, esclareceu: essa doença não ocorre mais nos dias de hoje em nosso bairro. Ela é uma doença do passado.
Adiante, a professora fez outra pergunta: vocês sabem como surge a doença conhecida como cegueira noturna ???
Essa doença surge pela falta de vitamina A, respondeu a mestra.
Mais uma vez, Joãozinho indagou: professora, quantas pessoas em nossa cidade já tiveram essa doença ???
A professora, com certo nervosismo, retrucou: Joãozinho, essa pergunta de novo ??? E, externou: você já está me incomodando com essa pergunta repetidas vezes !!! Essa doença é como as demais, não ocorre com frequência nos dias de hoje em nossa cidade. É um problema do passado, e bem provavelmente ninguém de nossa cidade tem esse mal !!!
Aproximando-se o final da aula, a professora informou aos alunos que todos deveriam estudar aquele conteúdo, por que no dia seguinte haveria uma avaliação oral do aprendizado sobre "Saúde e Doenças".
No dia seguinte, logo ao começo da aula, iniciaram as avaliações orais com cada aluno respondendo individualmente uma pergunta.
Quando chegou a vez do Joãozinho responder a professora fez o mesmo procedimento adotado para os outros alunos. Mas, tristemente, Joãozinho não soube responder nenhuma pergunta.
Irritada com a apatia do menino, ela bravejou: você não quer nada com a vida, passa a aula toda me fazendo a mesma pergunta e na hora da avaliação não sabe nada. Você é uma vergonha; um mau exemplo para sua classe !!!
E, revoltada, indagou-lhe: como você quer ter uma vida melhor ??? como você quer ter saúde, se não estuda nada ???
Confesso que aquilo tudo me deixou um pouco transtornado, o que me fez procurar o garoto para saber o que havia se passado.
Após uma aproximação, fiquei surpreso em saber o motivo que levou Joãozinho a não ter estudado aquela aula de "Saúde e Doenças".
Joãozinho, de cabeça baixa, respondeu-me: eu vivo sozinho com minha mãe e meus dois irmãos mais novos. Meu pai morreu no ano passado por causa de uma doença horrível que ele contraiu de um cachorro nosso. Até hoje o nome daquela doença maldita não me sai da cabeça: Calazar.
Ontem, quando cheguei em casa, li um recado de minha mãe, dizendo que ela tinha ido para o hospital se internar por causa da dengue. E, para piorar tudo, minha irmãzinha estava com diarréia, o que me obrigou a passar a noite toda cuidando dela com soro caseiro. Assim, não tive tempo de estudar aquelas doenças todas, de nomes estranhos, que a professora passou.
Ao final do desabafo de Joãozinho, meus olhos se encheram de lágrimas, e varias perguntas começaram a me incomodar: de quem é a culpa ??? do professor, mal assalariado e sobrecarregado ??? do material didático, ultrapassado ??? dos governantes, que não investem na Educação ??? da mãe do Joãozinho, que não tem dinheiro para pagar uma babá e um professor particular ??? ou do garoto, que não cumpriu a tarefa de casa ???


Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 358, p. 02, de 16/04/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui