Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Adeus mãe... -- 27/07/2005 - 22:23 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Adeus mãe...


Quando vim para o Japão, em 1997, deixei no Brasil uma porção de pessoas queridas das quais tenho sentido muitas saudades nesses anos. Entre elas havia uma muito especial, a Tónha, com quem falei por telefone todos os meses nesse tempo que estou vivendo aqui. Ela era a minha cunhada – mulher do meu irmão mais velho – e a quem desde menino eu chamava de mãe.
Não só eu, mas todo mundo a chamava assim. As noras, o batalhão de netos e bisnetos, os amigos e conhecidos, os vizinhos, meu irmão e até a empregada. Todos a chamavam carinhosamente dessa maneira.
Sempre que eu ligava pra lá, bastava ouvir o “Alô” dito por sua voz suave e calma pra reconhecer nela quem me censurou e repreendeu na adolescência e que tantas palavras sábias e de amor me falou por toda a minha vida.

- Oi mãe, eu respondia sabendo que ia ouvir um monte de perguntas que mostravam claramente a sua preocupação comigo.

- Beto? Como ta filho? E a Regina? As crianças tão bem? Ta tudo com saúde? E o trabalho, ta ajuntando dinheiro pra vir ver a gente?





Quarta feira, dia 27 pela manhã - terça a noite ai no Brasil – eu liguei pra ela sedento por ouvir as suas palavras carinhosas, porque no dia 26 eu havia completado 51 anos, e quem atendeu foi a Elizangela, uma menina que meus sobrinhos contrataram para fazer companhia e olhar pelos pais já velhos e com pouca saúde.

- Alô...

- Com quem estou falando?

- É a Elizangela.

- Oi Elizangela, chama a Toninha pra mim.

- Quem quer falar com ela?

- O cunhado dela. Fala que é o Beto.

- Pera ai...

Alguns segundos depois á mesma voz falou secamente, mas eu notei nela certo tremor:

- Beto, eu tenho uma notícia ruim pra te dar.

- Fala menina!

- A mãe morreu. Amanhã faz uma semana...






Estamos rezando por você mãe. Eu e todos aqueles que fomos tratados a vida toda como filhos, nunca vamos nos esquecer de ti...



Antonia Benittez Carrasco






CARLOS CUNHA






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui