Usina de Letras
Usina de Letras
227 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cantinho de Saudades - Adeus Tito Finardi -- 29/03/2010 - 08:22 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

BOM DIA ESPORTISTAS



WALTER GAMBINI



Cantinho de Saudades – Adeus Tito Finardi



Através do noticiário da imprensa tive conhecimento do falecimento do amigo Dr. Ferucio Finardi, ocorrido dia 21 de março, aos 86 anos de idade, carinhosamente chamado pelos amigos como o Tito Finardi. Foi, sem dúvida, um dos bons jogadores do futebol ararense em década passadas.



Ainda garoto, por volta de 1940, inicia suas peladas no time Juvenil do Operário FC, sendo promovido logo para a categoria Aspirante e Amadora. Pena que, devido algumas contusões sofridas, fez com que o Tito parasse bem cedo de praticar o futebol. Jogava na posição de beque central, depois zagueiro. O Tito sempre nos contava de um verdadeiro timão que a Associação Atlética Ararense teve no passado, formado por Cláudio, Tito, Ary, Plácido, Changai, Paúra, Peru, Eloy, Flávio, Irineu e Leli.



Se emocionava quando contava dos memoráveis derbys da cidade e da região. Sempre recordava de uma partida espetacular, realizada em 1945, contra a Sanjoanense, que naquela época era das melhores equipes do interior, e a Associação foi lá e venceu por 2 a 0. Foi a estréia do técnico Clodô e do goleiro Cláudio, que foi um verdadeiro mostro debaixo dos três paus, praticando verdadeiro milagres.



Em 1948, o time categoria Aspirante da Associação foi a grande campeã invicta da região e Tito esteve no meio desses jogadores: Aldo, Salvador, Storolli, Saito, Juca, Montagner, Gijo, Baeta, Nelsinho, Martinho, Walter Rodrigues, Danilo, Nello Scarcella e outros. Outra partida espetacular aconteceu em 1949, quando, jogando em Pirassununga contra o CAP, a Associação venceu por 1 a 0, numa façanha histórica naquela época para o futebol de Araras. Eis os jogadores dessa partida: Salvador, Tito Finardi, Zorzenon, Jair, Saito, Walter, Martinho, Labato, Broco, Eloy e Nelsinho.



No dia 8 de março último recebi telefonema do Tito, agradecendo a homenagem que prestamos ao seu mano, o goleiro "Chile", dizendo que iria enviar o referido artigo para ele, que reside em Araraquara. Foi o nosso último bate papo.



E assim, meu amigo partiu para uma nova morada, o Dr. Ferucio Finardi. À família enlutada nossos pêsames, e ao amigo Tito, nossas homenagens em Nosso Cantinho de Saudades.



Fonte: TRIBUNA DO POVO/Esporte (http://www.tribunadopovo.com.br), Araras (SP), Sábado, 27/03/2010, Página 12A.





LEIA TAMBÉM:



TITO FINARDI (Ferucio/Ferrucio/Ferrúcio)



https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=56471&cat=Artigos



Reminiscências Esportivas – TITO FINARDI



https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=21894&cat=Cronicas







“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI



https://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=TURATTI


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui